7 passos essenciais para divulgar sua loja virtual

Tempo de leitura: 4 minutos

7 passos essenciais para divulgar sua loja virtual

Planejamento

A primeira etapa é a de planejamento das redes sociais, pois nela iremos definir todas as condutas de como trabalhar, fazendo o mapeamento das nossas ações e formas de mensurar nossos resultados para fazer um bom planejamento das redes sociais da sua loja virtual, devemos responder as seguintes perguntas:

  • Qual o nosso público alvo?
  • Não iremos negar que as grandes redes sociais como Facebook, Twiiter, Google Plus, Instagram e Pinterest são primordiais. Mas qual a rede social nosso público alvo está? Vale a pena estarmos em todas?

Após respondermos essas perguntas básicas, podemos seguir para o próximo passo.

 

Estratégia

Existem dois pilares importantes na hora de definirmos nossas estratégias nas redes sociais, conteúdo e mídia. Se trabalharmos de forma correta mensurando os resultados, podem se tornar a maior arma para atrair clientes e aumentar as vendas

Conteúdo

É sempre importante na criação dos conteúdos a definição dos pilares de comunicação que iremos utilizar para o nosso público. Esse tipo de organização irá facilitar no momento de mensurarmos os resultados dos conteúdos postados, abaixo iremos ilustrar como fazer isso na prática:

Supondo que escolhemos trabalhar com o Facebook temos que definir 3 tipos de publicações que essa rede social nos permite e 3 pilares de conteúdos.

Tipos de Publicações: Apenas texto, Texto+Foto ou Texto+Vídeo

Pilares de conteúdo: Humor, Enquete ou Venda

Nós poderemos mesclar nossos conteúdos nos tipos de publicação com um pilar de conteúdo, vamos aos resultados.

Tipo de Publicação Pilar de Conteúdo Curtidas Comentários Compartilhamentos Vendas
Apenas Texto Venda 50 20 30 10
Texto + Foto Enquete 100 20 25 8
Texto + Vídeo Humor 25 20 100 15

 

Se mensurarmos os resultados no cenário acima o tipo de publicação+pilar de conteúdo que gerou mais resultado para o nosso negócio foi Texto+ Vídeo e Humor.

O que ouvimos muito de nossos clientes é por que um post de humor teve mais resultado em vendas do que um post com o objetivo de venda? As redes sociais acabam nos mostrando o comportamento muito além de métricas quantitativas, mostrando métricas de comportamento humano. Através dessas analises conseguimos otimizar todas as ações digitais afim de alavancar as vendas.

O conteúdo é um pilar estratégico muito importante nas redes sociais, pois nele conseguimos reter clientes e gerar o engajamento com a marca. 

 

Mídia

As redes sociais possuem um investimento baixo comparado com as mídias tradicionais e o seu melhor beneficio é que seu investimento não é disperso em um público que não possui interesse nos seus produtos ou serviços.

Cada rede social possui seu formato de anúncio para promover produtos e serviços. Se você já conhece o público alvo que deseja atingir aplique isso nas ferramentas de anúncios das mídias.

A mídia é um aliado muito importante do conteúdo nas redes sociais o investimento faz com que o sua comunicação possa chegar para pessoas que possuam interesse no seu produto ou serviço que ainda não conhecia sua marca.

Esse cross de mídia+conteúdo pode nos ajudar também na segmentação dos nossos anúncios, pois conseguimos saber qual tipo de comunicação pode gerar maior número de vendas e a segmentação que possui maior adequação com nossos produtos ou serviços.

 

Objetivos

É sempre importante definir os objetivos que você deseja com cada tipo de ação, vamos supor:

Geração de conteúdo – Gerar branding ou awareness dos seus lançamentos

Anúncios nas mídias – Aumentar as vendas da minha loja virtual

 

Metas

Cada ação realizada nas redes sociais deve possuir sua meta individual:

  • Seja possuir mais fãs na página do Facebook;
  • Conseguir 500 comentários em post de humor;
  • Vender 60 produtos por mês através do Instagram. 

 

ROI

O retorno sobre o investimento não se trata só da ação monetária em si, pode ser em tempo, geração de conteúdo e etc.

Avalie todas as ações e aplique esforços nas que obtiveram os melhores resultados, isso faz com que aperfeiçoe sua forma de utilizar as redes sociais para sua loja virtual.

Importante é sempre utilizar o ciclo de planejamento, estratégia, execução e avaliação dos resultados.

 

BANNER BLOG - GUIA