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Análise preditiva: O Futuro do marketing digital

Flávio Beraldo novembro 17, 2016 Comente! E-commerce, Empresas SaaS, Marketing B2B, Startups, Tendências

Tempo de leitura: 4 minutos

Análise preditiva é uma realidade para seu marketing digital

Você já imaginou se fosse possível prever quando o seu cliente irá realizar uma compra? Com a análise preditiva e modelagem de dados através de ferramentas de big data analytics, você conseguirá avaliar tendências e padrões de comportamento para saber quando um determinado cliente irá realizar uma ação de compra ou qualquer outro tipo de comportamento que seja importante para o seu negócio.

Antes de continuarmos, esse vídeo resume bem, o que é a análise preditiva.

O que é análise preditiva?

É um tipo de análise que busca entender e compreender padrões de comportamento através de grandes volumes de dados históricos ou presentes para projetar tendências, avaliar possíveis crises econômicas, financeiras, ou até mesmo, ajudar no gerenciamento e monitoramento de crises com sua marca, entre outros fatores.

Mas para desenvolver dentro do seu negócio, o modelo de análises preditivas, é necessário o auxílio de tecnologia, como ferramentas de big data analytics, inteligência artificial, profissionais especializados em estruturação e análises de dados para que tudo esteja bem integrado e que te auxiliem nas tomadas de decisão. Caso seu projeto seja mais simples, como um e-commerce, existem até ferramentas de web analytics que já estão adotando padrões preditivos de análise para campanhas de marketing e análise web.

Qual a importância da análise preditiva para o marketing digital?

O principal fator da inserção da análise preditiva dentro das estratégias de marketing digital da sua empresa é aumentar resultados de desempenho e reduzir custos futuros. Além de te auxiliar na previsão de tendências do seu negócio ou mercado, você conseguirá aumentar a taxa de conversão do seu site e também desenvolver uma estratégia de CRM mais avançada para reter seus clientes.

Vamos desenvolver um cenário mais especifico para que você entender de melhor forma a análise preditiva.

Imagine que você possui uma loja virtual que trabalha com assinatura e pretende prever quais são os tipos de clientes que irão cancelar a assinatura nos próximos 6 meses. Ou seja, o principal resultado que você quer é diminuir a taxa de Churn, para que o LTV (Lifetime Value) seja elevado e reduza o CAC (Custo de aquisição de clientes) do seu negócio.

Podemos adotar as seguintes informações padrão nesse cenário hipotético, para serem analisadas e desenvolver uma análise preditiva:

  • Modo de pagamento (Débito, Cartão de Crédito ou Boleto);
  • Número de vezes que pagou as contas em atrasos;
  • Vistas na loja

Dados dos clientes que cancelarão as assinaturas nos próximos seis meses

  • Modo de pagamento tem preferência por boleto;
  • Número de vezes que pagou as contas em atraso, sempre após 15 dias do vencimento;
  • Vistas na loja, apenas quando tem que pagar o boleto.

Esse cenário é simples de ser avaliado, mas imagine se você possui um grande volume de informações e de forma rápida, a análise acaba sendo impossível e lenta para que possa ser elaboradas estratégias para reter esses clientes.

As áreas em que as empresas mais aplicam a análise preditiva:

  • 64% Na área de marketing;
  • 54% Na área de vendas;
  • 49% Gestão;
  • 46% CRM;

Fonte

Como realizo a análise preditiva

Para realizar análise preditiva sua empresa deve possuir os seguintes pontos:

  • Equipe de cientistas de dados e programadores;
  • Tecnologias de Big Data Analytics e BI para visualização;
  • Pessoas que entendam do negócio ;

Quando utilizar a análise preditiva?

Sempre que você possuir a necessidade de otimizar campanhas e ações de marketing e também para que sua empresa esteja para eventuais quedas e também para prever padrões de comportamento dos seus clientes e impacta-los no momento certo da sua jornada de compra.

A análise preditiva é fundamental para qualquer negócio, desde pequenas empresas a grandes corporações. Sendo bem sincero, são projetos que necessitam de um investimento elevado, mas se sua empresa está preparada financeiramente e realmente pensa em resultados futuros, o investimento vale a pena.

Dicas de conteúdos sobre análise preditiva e big data:

Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse assunto, separei alguns blogs e livros que abordam sobre análise preditiva, vale à pena conferir.

#Livros

Eric Siegel – Predictive Analytics – Compre aqui

predictive_analytics

Anasse Bari, Mohamed Chaouchi e Tommy Jung – Predictive Analytics For Dummies – Compre aqui

livro-analise-preditiva-para-leigos

Cezar Taurion – Big Data – Compre aqui

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Vicktor Mayer-Schönberger & Kenneth Cukier – Big Data. Como Extrair Volume, Variedade, Velocidade e Valor da Avalanche de Informação Cotidiana – Compre aqui

big data analytics

#Blogs

  1. Predictive Analytics World
  2. Big Data Business
  3. IBM Big Data Hub
  4. Data Conomy
  5. Blog da SaS

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Sobre Flávio Beraldo

Um maluco no mundo do marketing, amante do futebol e apaixonado por música.

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