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Aprenda a Otimizar sua Landing Page

Flávio Beraldo julho 26, 2017 1 comentário Aumente suas vendas, E-commerce, Empresas SaaS, Marketing B2B, Startups

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer dobrar, triplicar ou até mesmo chegar ao resultado necessário para atingir as metas desejadas pelo seu negócio? Nesse artigo você aprenderá a otimizar sua landing page e alcançar os objetivos traçados pela sua empresa.

Como fazer a otimização de uma landing page

Existem diversas maneiras de descobrir como está a sua performance atual e como fazer uma boa otimização da sua landing page sem que prejudique seus resultados atuais, e que também você consiga desenvolver insights de melhoria. Por isso separei alguns passos para obter sucesso nas suas implementações.

Verifique as camadas do seu site

Antes de sair implementando várias alterações de textos, imagens, formulários e etc. é essencial compreender como está a audiência atual das suas landing pages. Com isso você conseguirá entender a potência que as alterações representará de impacto do seu negócio. Lembre-se que toda alteração custa recursos da sua empresa e também tempo dos profissionais envolvidos.

Existem duas camadas que você deve fazer: a verificação tráfego (quantidade de visitantes) x conversões (quantidade de visitantes que querem seu produto ou serviço). Essas informações podem ser extraídas pelo o Google Analytics que está implementado em seu site.

Tá, mas vamos ao objetivo da coleta dessas informações. Elas são essenciais para verificar se o real problema que a sua empresa está é o tráfego ou realmente precisa de uma otimização na landing page, por exemplo:

Digamos que a empresa A tenha 40 visitas mensais e possui 2 conversões. Já a empresa B recebe mensalmente 4.000 visitas e possui 200 conversões, podemos definir que a real necessidade da primeira empresa é aumentar o seu tráfego, já a empresa B possui um grande potencial de aumentar os resultados do seu negócio, se melhorar as conversões do seu site e é sobre isso que se trata a otimização de landing page.

Se o seu negócio possui as características do segundo negócio, siga com esse conteúdo. Já se você está na primeira situação, leia esse artigo.

Análise as conversões por tráfego

Outro fator essencial a ser considerado no processo de otimização é avaliar como está o comportamento de cada tipo de tráfego em seu site. Pois se você analisar de maneira semelhante, poderá gerar grandes problemas para sua futura estratégia. Cada pessoa que vem de uma determinada origem está em uma fase diferente, e é muito importante entender isso, um exemplo de avaliação que fizemos em um de nossos clientes sobre a diferença de conversão em uma mesma landing page só que de tráfego diferente:

É fundamental que você não se esqueça desse detalhe. Esse tipo de análise é fundamental até para que seja possível a otimização das suas estratégias de CPC para uma determinada página de destino.

Anatomia da landing page

Mas depois de verificado as etapas anteriores, é fundamental que entenda como você pode desenvolver uma landing mais precisa para os visitantes que estão chegando até o seu site.

Sua proposta única de valor

Qualquer produto ou serviço existe por um motivo: resolver um determinado problema ou serve para suprir algum desejo. Por isso é fundamental que ao cair na landing do seu site, o usuário consiga entender a real proposta do seu produto ou serviço. Vejamos, por exemplo, o software de gestão financeira do conta azul.

Ninguém utiliza um software de gestão apenas para organizar pagamentos e recebimentos. A sua real proposta de valor é fazer com que a empresa ganhe agilidade em suas tarefas e mais eficiência.

Seja claro e objetivo

O principal objetivo que você deve ter em mente no desenvolvimento ou otimização de qualquer página do seu site é sempre pensar no comportamento que o usuário deve realizar de acordo com seu objetivo estratégico, seja o preenchimento de um formulário, clique em algum call to action ou até mesmo a inscrição em uma newsletter. Por isso é essencial que você seja claro e objetivo, eliminando qualquer poluição visual que dificulte o usuário a realizar as ações mais importantes.

Nesse Ted Talks, você conseguirá entender a importância de facilitar as escolhas:

A importância do conteúdo

Quanto mais complexo ou custoso um produto/serviço, mais objeções e dúvidas um usuário pode ter. Por isso é essencial que você desenvolva um bom conteúdo para que ele entenda de melhor maneira como a sua empresa pode ajudar a resolver seus problemas.

Então não se prenda a velha frase de que as pessoas não leem ou não consomem conteúdo. É muito importante você caprichar em seus textos.

Copywriting

O texto persuasivo ou texto publicitário é uma arma poderosa para qualquer pessoa que saiba utilizá-lo. Com ele você consegue despertar diversas emoções e fazer com que os usuários realizem as ações que você deseja. Não se esqueça de aplicar essas técnicas.

Elementos visuais

Imagens, ícones e cores são elementos fundamentais para chamar atenção das pessoas para as informações mais importantes em sua landing Page. Existem diversos estudos que apontam esses fatores como influenciadores tanto positivamente quanto negativamente na taxa de conversão da sua página, por isso trabalhe de maneira estratégica essa etapa da sua comunicação.

Seu formulário

Do que adianta fazer todo um trabalho em sua landing Page, se a sua página não possui um bom formulário que possibilita a execução da ação que é mais importante para o seu negócio: o preenchimento de um contato. A quantidade de campos pode influenciar em suas conversões. Por isso seja discreto.

Processo de reotimização

Claro que após publicar uma landing page em seu site, você não se contentará com aquela quantidade e taxa de conversão. Você precisará inserir um processo de reotimização, ele pode ser dividido nas seguintes etapas:

Mensure sua landing page

Faça o acompanhamento de como está a performance da sua página. Verifique a taxa de rejeição, taxa de conversão, scroll da página e etc.

Avalie seus resultados

Faça a avaliação dos seus resultados com as ferramentas de web analytics, como Hotjar, Google Analytics e etc. com isso você conseguirá desenvolver hipóteses com dados concretos para realizar testes de melhoria.

Execute testes

As empresas que possuem boas taxa de conversão em seu site possuem a cultura de realização de testes A/B, e com você não pode ser diferente. Implemente esse processo dentro de suas estratégias para aumentar sempre os resultados do seu negócio.

Execute esse processo constantemente em suas landing pages.

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Sobre Flávio Beraldo

Um maluco no mundo do marketing, amante do futebol e apaixonado por música.

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