Tempo de leitura: 7 minutos
A busca por aumento do tráfego orgânico do site ou loja virtual tem sido uma das tarefas mais importantes nos planejamentos de marketing das empresas, e não poderia ser diferente.
Qualquer site ou loja virtual que busca crescer e ter suas vendas dependem que haja tráfego em sua página. E para isso, busca diversas ações para maximizar esse alcance que vai desde uma campanha no Google, Redes sociais, Afiliados ou a própria geração de conteúdo que falaremos nesse artigo.
A importância do tráfego orgânico
No conhecimento mais comum, a geração de tráfego muitas vezes é conquistada através de campanhas pagas em mídias como Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, Mídia programática, entre outras.
Entretanto, com o mercado cada vez mais competitivo, e alguns setores ainda mais, como moda, cosméticos e eletrônicos, o custo dos anúncios tornam-se cada vez mais caros e muitas vezes insustentáveis, até mesmo pela briga com grandes players do mercado.
Para isso, investir em ações orgânicas, ações de SEO (Search Engine Optimization), torna-se uma saída para algo mais sustentável e menos depende de recursos de mídia. Sem contar o tráfego linear que se conquista, evitando quedas bruscas de tráfego e conversão devido a falta de investimento, como ocorre nas campanhas pagas.
Produção de conteúdo – a força do tráfego orgânico
Em outros artigos falamos um pouco mais detalhado sobre SEO e suas ações dividas entre Onpage e Offpage que buscam justamente otimizar o site para os mecanismos de busca, colaborando para o aumento do tráfego orgânico.
Um dos componentes utilizados nessa estratégia de tráfego é a produção de conteúdo. O conteúdo podemos dizer que é o pilar central para uma boa ação de SEO. Ele está no centro da estratégia que busca não somente trazer o tráfego, mas proporcionar uma boa experiência ao visitante que acessa aquela página.
Como o conteúdo pode ajudar no aumento do tráfego orgânico?
Provavelmente você possa ter uma dúvida, um problema a ser resolvido, está com dificuldade em alguma área. O que nós fazemos? Bom, se for o mesmo que eu, vamos ao Google ou outro mecanismo de busca perguntá-lo para obter a solução.
Nele encontramos diversas páginas, e você encontra um blog que possui conteúdo para ajudá-lo. Agora, você faz parte da estatística de visita daquela página. Diante do tráfego de dezena, centenas ou milhares que possui a mesma dúvida e encontrou aquele artigo.
Um bom conteúdo irá atrair sua atenção e ajudar no seu problema. Podemos considerar que quando houver uma nova dúvida ou algo a resolver, possa consultá-lo novamente.
Esse é o trajeto que milhares de pessoas percorrem até encontrar aquela marca que poderá estreitar o relacionamento e conhecer a fundo o que ela oferece. Nesse momento, todas encontraram apenas com os termos relacionados a sua busca, sem muitas vezes, a necessidade de investimento em mídia.
Quais os benefícios de produzir um bom conteúdo?
Você pode ver como um conteúdo pode trazer pessoas ao seu site. Mas dentre todas as pesquisas, nem sempre as pessoas encontrarão a sua página, isso se ela não possuir um bom conteúdo e que esteja alinhada principalmente com diretrizes de SEO.
Um bom conteúdo, a principio, é aquele útil ao leitor. Aquele que busca ajudá-lo de forma clara e que esteja de acordo com que o mesmo busca, ou seja, um conteúdo de qualidade.
Para isso, um bom entendimento da persona torna-se fundamental para produzir conteúdos que estejam de acordo e que possam atender as expectativas do leitor.
Como produzir um conteúdo que ajude no aumento de tráfego orgânico.
Além do que falamos anteriormente sobre a elaboração da persona com objetivo de trazer algo com qualidade, para atender os aspectos de SEO e o conteúdo estar melhor posicionado nos mecanismos de busca, é preciso seguir alguns padrões que apresentaremos abaixo, um checklist para seguir no momento de publicar um conteúdo no seu blog.
Titulo
O título possui grande importância em um conteúdo. Será a chamada que motivará ou não, o visitante a clicar na sua página para acessar seu conteúdo. Se for algo nada persuasivo e vazio, de nada adiantará todo o esforço na produção do conteúdo. Da mesma maneira que uma boa copy no assunto do email pode ajudá-lo a ter maior taxa de abertura, aqui no título do conteúdo, fará com que o usuário se motive a clicar e acessar a sua página.
Meta Description
Muitas vezes ignorada, ela é muito importante para dar um resumo a quem está navegando, o que contem dentro daquele artigo ou página. É necessário que faça sentido para que os mecanismos de busca e o leitor possa entender a que se refere aquela página.
Linkagem interna
A partir do momento que você possui conteúdos publicados, é importante que você faça linkagens entre as páginas. Além de guiar muitas vezes o leitor e complementar os conteúdos, é um ponto bem visto pelos buscadores devido a sua naturalidade e relevância.
Uso de Imagens
O uso das imagens colabora para aumentar a experiência do leitor naquele conteúdo, o que conta pontos para os buscadores. Google, por exemplo, busca que as pessoas que navegam pelas páginas, possam encontrar conteúdos de qualidade e com boa experiência.
Utilizar imagens torna o conteúdo mais leve, didático e contribui para aumento do tráfego orgânico. Para isso, não esqueça do uso das tags em imagens para facilitar sua leitura para os buscadores.
Uso de palavras-chave
Através da ferramenta “planejador de palavras-chave” no Google Adwords, é possível realizar uma busca para saber a relevância de determinado termo, como também sua concorrência e seu lance para uma campanha paga.
Isso ajuda a identificar a busca da sua persona, os termos que interessam e como está sua concorrência. Com as palavras-chaves definidas, é possível elaborar pautas de conteúdo que ajudarão a dar um norte do que escrever para sua audiência e quais termos elas buscam.
Assim poderá produzir um conteúdo de acordo com as suas buscas. Entretanto, foque na qualidade e não na quantidade de palavras-chave a serem utilizadas com a preocupação de ser lida pelos motores de busca.
Dicas extras
Faça uma análise dos concorrentes, veja como são os primeiros artigos exibidos no Google para que assim possa se espelhar e superá-los.
Compartilhe em outros canais que possam trazer novas audiências para sua página. Algo que você não conseguiria naquele canal.
Otimização de conteúdo de produtos
Muitas lojas virtuais apenas copiam e colam a descrição dos produtos que vieram do fornecedor, não possuem uma descrição mais elaborada, o que prejudica muitas vezes seu posicionamento orgânico.
Procure detalhar as informações, ter palavras-chave inseridas e as imagens bem trabalhadas. Isso além dos itens que colocamos acima. Um conteúdo bem produzido, com qualidade e que ajude quem tem dúvida, possui grandes chances de sucesso no aumento do tráfego orgânico.
Um plugin que pode ajudar na parte de otimizar seus conteúdos e páginas é o YOAST. Nele você encontra um passo a passo do que pode ser melhorado em seu conteúdo para obter um melhor resultado.
Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário
Pingback: 5 coisas que você precisa saber para aumentar as vendas com SEO()
Pingback: Como gerar leads através das redes sociais - Siga os passos.()
Pingback: O que seu e-commerce deve possuir para aumentar a previsibilidade nas vendas()
Pingback: Planejamento de Inbound Marketing para E-commerce()
Pingback: Tipos de tráfego no Google Analytics: Saiba quais canais trazem conversão()
Pingback: 5 formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual()