Como criar segmentações no Facebook Ads

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Criar uma peça criativa, com um anúncio atrativo, um bom orçamento para rodar as campanhas, essa parece a receita certa para obter um bom resultado no seus anúncios no facebook. E só parece!

Imagine que você tenha tudo isso, mas direciona seus anúncios para pessoas que não são potenciais clientes, as chances de alcançar um bom resultado irão diminuir drasticamente, então acalme seu coração que hoje vamos te ajudar a criar uma boa segmentação de Facebook Ads em suas campanhas.

Criando as segmentações no Facebook Ads

Imagino que você tenha criado uma persona para seu negócio. Ainda não? Não tem problema, temos um artigo para te auxiliar nisso também, basta clicar aqui. Se você já tem um persona ou conhece muito bem seu público, vamos em frente.

Quais os tipos de segmentações que o facebook oferece?

Locais – Direcione para regiões específicas que você deseja alcançar, lembre que se seu produto ou serviço não atende todo o país, não adianta segmentar para todo o território nacional.

Idiomas – Direcione seus anúncios para idiomas específicos, isso permite que você por exemplo, crie um anúncio para pessoas que tem como idioma definido em inglês, mas que estão na sua região de férias ou para negócios, você pode impactar eles usando esse direcionamento.

Gênero – Anuncie para um gênero específico ou para ambos.

Direcionamento detalhado – Adicione ou remova  pessoas usando direcionamento detalhado. Como exemplo, imagine que você tem um público do sexo feminino, faixa etária  25-34 anos, mas você deseja incluir apenas as pessoas que tenham renda familiar de R$ 4.0001,00 a R$ 5.000,00.

Direcionamento detalhado Facebook

 

Use também o campo de excluir pessoas se desejar, você pode fazer diversas combinações para refinar seu público.

Conexões – Nesse campo você pode selecionar pessoas que tenham algum tipo de interação com suas página.

como criar conexões no facebook

No fim você pode salvar esse público e mensurar qual foi desempenho dele.Esse é caminho mais simples para fazer uma segmentação de campanha, mas veja bem, não é o único. O Facebook disponibiliza diversas outras formas de gerar resultados através de sua ferramenta de gerenciamento de negócios, vamos conhecê-las?  

# Pixel

Entender o comportamento dos usuários sempre será um dos melhores métodos de insights para tomada de decisão e melhorias na performance de suas campanhas, assim como você usa o analytics para mensurar um mar de informações, o Facebook pode ser uma outra ponta para acompanhamento dos seus resultados.

O pixel do facebook de modo geral pode ser instalado em seu site de forma simples. Com ele você capta interações dos usuários com site, loja ou blog.

Para inserir o pixel do Facebook, vamos abrir o gerenciador de negócios. No menu superior esquerdo temos uma chamada para  medir e informar, dentro dela podemos selecionar o pixel.

como colocar pixel facebook

Ao clicar  será exibida uma nova página para configuração do pixel, se você não tem nenhum pixel configurado aparecerá da seguinte forma para você.

Aprenda a usar o pixel do facebook

Vamos selecionar Configurar Pixel e será exibida a seguinte informação

Instruções para pixel do facebook

 

Essa próxima etapa envolve alguns fatores, pois temos três opções para implementar o pixel. Podemos usar uma integração ou  google tag manager, assim fazemos uma integração direta e o pixel será inserido na plataforma seguindo algumas etapas.

Integração facebook com plataformas

Basta selecionar qual integração você deseja realizar. Se você não utiliza nenhuma das plataformas acima, recomendamos o uso do Google Tag Manager.

Os outros dois métodos é a inserção manual do código que deverá ser colocado no HEAD do seu código em todas as páginas que deseja acompanhar. E você também pode enviar o código para que um Desenvolvedor faça essa configuração para você.

# Remarketing

Agora que passamos por essa parte técnica, podemos tirar o máximo de proveito do pixel. E uma das principais vantagens é realizar ações de remarkentig, isso é tão maravilhoso a ponto de criar interações com usuários que já conhecem sua marca.

Para segmentar essas ações de remarketing precisamos que o pixel esteja configurado no seu site, por isso passamos pelas configurações acima, mas agora você já tem o pixel instalado e podemos exibir seus anúncios para pessoas que visitam seu site.

Para fazer isso, vamos precisar criar um público, então vamos novamente voltar ao menu superior esquerdo e Selecionar dentro da aba ativos e ir até públicos.

Criar publico alvo no facebook

Agora podemos criar um público personalizado com base nos visitantes do nosso site.

Criando Publico Personalizado

Selecione tráfego do site. Abrirá um novo box para que possamos selecionar algumas pequenas configurações. Aqui vai depender muito do tipo de estratégia que você vai adotar. Nesse caso vamos deixar para todos os usuários que visitaram nosso site nos últimos 30 dias, após isso dê um nome ao seu público  e salve ele.

criando publico remarketing facebook ads

* Importante. Após configurar o pixel é necessário esperar alguns dias para que capture usuários suficiente para montar seu público. A atualização dele é dinâmica, ou seja, ele vai se ajustando automaticamente e atualizando seu público.

 

# Públicos Personalizados

Nós vimos como criar um público personalizado para ações de Remarketing dentro do Facebook, mas essa não é a única maneira de criar um público, e a mais conhecida é o Lookalike. Com ele você cria um público semelhante com um público que você já possui.

Para fazer isso ainda dentro de Públicos, selecionamos a opção público semelhante:

Publico semelhante facebook

E depois selecionaremos a origem do nosso público e também o seu  tamanho.

como configurar publico semelhante facebook

Origem – Qual será o público que vamos usar para fazer o lookalike? Podemos selecionar o público de remarketing que criamos no início. Se lembra?

Localização –  Se quiser segmentar para uma região específica, usaremos o campo de localização.

Tamanho do Público –  Para finalizar, selecionamos o tamanho do público semelhante. Recomendamos nos seus primeiros públicos, manter a opção de 1%, parece pouco mas você verá que seu público terá um tamanho bem relevante para usar em suas campanhas.

Conclusão

O Facebook pode ser um grande aliado para otimizar a performance do seu negócio, seja ele voltado para vendas ou engajamento. Você pode criar segmentações bem ricas e ser mais assertivo ao se comunicar com seu público. Tudo vai depender da estratégia que você adotar. Cada projeto tem suas particularidades, o importante é notar que na visão geral, você pode mapear todas as interações em seu negócio e usar isso para entregar exatamente o que seus clientes querem receber. Use a ferramenta ao máximo que ela consegue oferecer, assim como seus recursos, e você terá excelentes resultados.

Fique a vontade para tirar dúvidas ou dar sugestões.