Como parar de perder vendas no e-commerce

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Já parou e analisou que seu e-commerce pode estar pendendo muitas vendas? Geralmente preocupados em aumentar o tráfego na loja virtual, muitas equipes esquecem de analisar outros aspectos que podem ajudar a evitar perder vendas no e-commerce, e através de simples ações, aumentar seu faturamento com menor esforço.

Está interessado em saber como melhorar os resultados do seu e-commerce, e começar a decolar no faturamento? Continue lendo esse post.

Faça um diagnóstico e evite perdas de vendas no e-commerce

Quando fazemos um diagnóstico de marketing digital nos e-commerces que entram em contato conosco, colocamos nossa metodologia TED para identificar onde a loja está perdendo desempenho.

Uma metodologia que consiste em avaliar o Tráfego que a loja recebe, a Experiência que o visitante tem ao entrar no site, e como estão os Dados apurados e o que se extrai deles.

Hoje você consegue identificar onde sua loja virtual perde desempenho? Há dados que informem onde está o gargalo que impede que o e-commerce fature mais? Onde seus visitantes estão com dificuldades na compra?

Esses são pontos essenciais para começar as mudanças necessárias para que o desempenho da sua loja seja melhor, e isso acarrete em evitar perder vendas no e-commerce e você consiga obter melhores resultados.

Como iniciar esse diagnóstico

Dados

Você pode utilizar essa metodologia, partindo dos dados que consegue coletar do seu site, seja por uma ferramenta de web analytics, como o próprio Google Analytics, como também outras ferramentas que mapeiam o comportamento do usuário. Ou seja, você consegue ter uma visão completa da navegação do usuário, e a partir daí poder identificar os gargalos.

Caso não tenha seu analytics completamente configurado, esse já é um dos problemas que você precisa resolver. Sem dados, qualquer sugestão de mudança ou levantamento de hipótese estará baseada em chutes. Até por experiência dos clientes que chegam até a agência, é um dos principais motivos para perdas de vendas no e-commerce, justamente por não saber o que mudar, e até mudando algo que estava dando certo.

A Experiência do usuário

Aumentar as visitas no e-commerce é algo que ganha disparado quando um e-commerce não fatura o suficiente. Mas do que adianta aumentar 10x o volume de visitas, se a experiência que o visitante tem ao chegar na loja não é a melhor?

Seu esforço será em vão, podendo ser medido através de um KPI bem conhecido, chamado taxa de conversão. A média de mercado brasileiro gira em torno de 1,65%, mas não é incomum vermos taxas bem baixas, girando em torno de 0,40% ou 0,80%.

Melhorar a taxa de conversão pode ser o caminho mais curto para um bom retorno e aumento das vendas.

Quando pensamos em melhorar a taxa de conversão, falamos em ações de CRO ( Conversion rate optimization). Um processo de estudo, levantamento de dados e hipóteses, regrado a muitos testes que buscam aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Como melhorar a experiência do usuário no e-commerce

Para que você possa propor a melhor solução em melhorar a experiência do usuário, e assim evitar perdas de vendas no e-commerce, é primordial ter os dados bem apurados para que assim consiga testar nos ambientes corretos.

Se você quer saber mais detalhado em como adotar esse processo, baixe nosso e-book sobre CRO para e-commerce que pode te ajudar.

De todo modo, separamos alguns pontos que afetam na usabilidade da loja e em sua taxa de conversão.

Checkout

O checkout é uma das principais páginas que você deve ficar atento (a) em seu e-commerce. Uma página de checkout longa, confusa e com distrações, certamente não ajudará o seu cliente a finalizar a compra.

Procure facilitar o processo de compra, de modo que ele possa clicar e passar por campos, o menos possível.

Analisando os dados coletados no analytics e até mesmo através de ferramentas de mapeamento de comportamento, você conseguirá tirar insights para propor melhorias.

Carregamento das páginas

O carregamento de páginas, principalmente e-commerce é um dos principais fatores que fazem com que tenham perdas de vendas no e-commerce. A partir do momento que o carregamento da página demora, a paciência do usuário se esgota, ele fecha a janela e vai pra outro site.

Abaixo, uma análise que o Walmart teve comparando ao tempo de carregamento x taxa de conversão:

Em uma pesquisa da Forrester Consulting com mais de 1.000 consumidores, pode identificar que 47% dos consumidores esperam que a página carregue em até 2 segundos. Sendo que 40% não irão esperar mais que 3 segundos.

Uma página lenta para carregar é motivo de sobra para que sua taxa de conversão comece a cair, já que as pessoas acessam, mas logo saem sem comprar.

Há mais dados sobre assunto que você pode conferir através deste post.

Você também pode testar a velocidade da sua loja através destes links:

PageSpeed Insights

TesteMysite

Posicionamento dos produtos

O posicionamento dos produtos também é algo a ser analisado na busca por evitar perder vendas no e-commerce. Isso porque dificultar o caminho para chegar até o seu produto não parece ser algo inteligente.

Definir e organizar bem as categorias do seu site, além de ser um fator importante de SEO, é também um modo de aumentar suas conversões.

Pense em um supermercado todo bagunçado. Quanto tempo você levaria pra procurar o produto que precisa até ficar frustrado e ir embora?

Filtro

Em conjunto com a organização dos produtos, ter filtros que ajudem o visitante a encontrar o produto também é de grande ajuda quando buscamos aumentar a taxa de conversão no e-commerce.

Pense que quando colocamos categorias bem definidas, produtos disponíveis e organizados, além de filtros para chegar ao produto que o cliente busca, isso melhora a experiência do usuário na sua loja, refletindo no resultado final, mais vendas!

Imagem dos produtos

Ter boas imagens dos produtos da sua loja é de suma importância. Como não estão na loja física vendo os produtos, tocando-os e até experimentando, ter fotos de qualidade que superem essas barreiras é primordial para que consiga atrair a atenção do visitante e torná-lo cliente.

Procure ter fotos profissionais, com detalhes e ângulos que ajudem no processo de compra do cliente.

Prova Social

No processo de compra é normal que as pessoas busquem referências antes de comprar algo, seja uma televisão, um notebook, um livro ou até mesmo roupa.

Sua loja deve conter elementos que ajudem nesse momento de decisão e que ele se sinta confortável em realizar a compra. Alguns deles:

  • Depoimentos
  • Selos
  • Certificados

E agora?

Bom, como pode ver são diversos fatores que impedem um e-commerce ter um bom resultado, mesmo tendo um bom volume de tráfego. Veja que nas situações que colocamos, aumentar o tráfego não seria necessariamente a solução para que atinja seus objetivos.

Você pode evitar perdas de vendas no e-commerce tendo dados melhor apurados ou melhorando a experiência do usuário na sua loja.

Comece diagnosticando o problema que possui no seu e-commerce. Utilize a metodologia a seu favor para identificar esses gargalos, envolvendo a equipe ou até mesmo a sua agência digital na busca por soluções.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão dos pontos levantados, deixe seu comentário!