Tempo de leitura: 5 minutos
Saiba como vender mais utilizando inbound marketing
Para qualquer empresa, conseguir vender e reter os principais clientes torna-se imprescindível para sobrevivência e perpetuação do negócio. Com base nesse desafio, o inbound marketing vem a sanar essa dúvida de como vender mais e também contribuir para a fidelização dos atuais clientes.
As técnicas utilizadas no inbound marketing fazem com que a sua empresa consiga explorar melhor a captação de cliente três vezes mais, além de reduzir seu custo de aquisição em média 62%. Com proposta tão atraente essa estratégia caiu nas graças do time de marketing de diversas empresas.
Inbound marketing e time de vendas
O inbound marketing vem a contribuir para que o time de vendas tenha maior suporte quando em contato com o lead em caso de venda consultiva. Quanto maior a jornada de compra do cliente e preço do produto, maior será a necessidade do contato comercial.
Como vender mais, se o fluxo de entrada de leads está baixo? Para que o time comercial consiga ter um bom volume de vendas é também necessário projetar um volume adequado de leads, analisado em conjunto a taxa de conversão do time de vendas. O inbound vem como solução para trazer essa quantidade necessária e melhor qualificada, devido a ter passado ao longo do funil e se qualificado para que o vendedor possa contatá-lo.
Para que esse processo ocorra com sucesso e o time de vendas tenha maior eficiência, alguns pontos devem estar alinhados:
- Estabelecer um objetivo;
- Alinhamento das personas entre o time de marketing e vendas;
- Equipe de vendas estruturada;
- Nutrição de lead acompanhando a jornada de compra;
Funil de vendas no inbound marketing
Em outros conteúdos do nosso blog, provavelmente você já conheceu o funil de vendas, utilizado para que a sua empresa consiga maior volume nas vendas. Ele consiste em etapas bem estabelecidas que façam com que o lead ao longo da sua jornada transforme-se em cliente da sua empresa.
Essa jornada consiste em atrair, converter, vender e fidelizar os potenciais clientes. Parece simples, entretanto, há alguns pontos que se deve tomar cuidado para que essa estratégia seja bem sucedida.
Resumindo, consiste em atrair leads qualificados interessados no seu produto ou serviço. Ao contrário do marketing direto ou marketing outbound em que você vai atrás dos clientes para seu produto, o inbound marketing faz com que o público venha até você.
Como vender mais utilizando o funil de vendas?
Ao longo da jornada, passando pelo funil e nutrindo o lead, sua equipe vai qualificando e ao mesmo tempo, o lead vai conhecendo a sua marca e em paralelo, matando todas as objeções para que ao final do funil, o contato com o consultor de vendas aconteça de forma mais suave e ágil.
Além de reduzir o tempo de fechamento, diminuir o ciclo de venda por matar as objeções através dos conteúdos produzidos, você estará ensinando e criando uma autoridade perante aquele público. Isso contribui para facilitar a venda em comparação a outros meios de captação.
Maior volume para seu time comercial
Todo time comercial quer a maior quantidade possível de leads para fechar negócio, isso é óbvio. Porém nem todos os leads estão no momento de compra. Veja a figura abaixo:
Em outras estratégias de marketing, seja direto ou algumas ações de marketing digital, atingem um público de apenas 3%. Esses são os que estão prontos para comprar. E os demais? Devemos descartá-los? Claro que não!
Nessa ponta, o inbound marketing ajuda, e muito o time de vendas, pois prepara todo o restante e o traz através da nutrição com conteúdo, a identificar necessidades e encontrar a sua marca como solução. Imagine quantos leads são gerados e passados ao time de vendas com essa ação.
Como colocar em prática o inbound e vender cada vez mais.
O time de vendas possui as características do lead que é qualificado para a empresa. Com isso, a união com o marketing para alinhar a persona para que o conteúdo produzido seja efetivo é o primeiro passo.
Produza materiais ricos, vídeos ou qualquer outro formato e através de uma landing Page, faça com que o lead se interesse, enxergue a necessidade de baixá-lo e assim você conseguir os primeiros dados.
Desenhe um fluxo que o lead deve caminhar através da nutrição com conteúdos produzidos, para que ao longo da jornada, você consiga solicitar e identificar maiores informações para o seu time comercial. Uma ferramenta de automação facilitará esse processo.
Observando o interesse do lead em conjunto as informações coletadas, seu time de vendas encontra o momento ideal para abordagem e realizar o contato comercial. Uma das facilidades nas ferramentas de automação é a opção do lead scoring que vai pontuando o lead de acordo com os critérios estabelecidos e dando o momento mais propício para sua equipe entrar em contato.
Conclusão
Sendo uma empresa que comercializa um produto ou serviço que exige o contato comercial, é fundamental que a equipe de vendas esteja preparada para receber esses leads e efetuar o contato.
Não é incomum, as equipes ficarem se perguntando como vender mais, ter a geração dos leads e não estarem preparadas para atendê-los, seja por falta de um processo de vendas ou a qualificação da mesma. Por isso, a sintonia entre o marketing e vendas é essencial para o sucesso dessa estratégia.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.
Pingback: O que é MVP e como pode ajudar a sua empresa?()