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Fazer a diferença no mercado não é uma tarefa fácil. As estratégias para atingir um público-alvo engajado são inúmeras e os termos utilizados para defini-las costumam ser complexos. Um destes termos é o viralizar.
A origem tem ligação a palavra vírus e é utilizada para nomear conteúdos que influenciam, facilmente, os internautas, contudo a grande dúvida é como se tornar referência no assunto?
O verdadeiro Marketing Viral é o que gera sentimento
Por meio de um posicionamento constante nas redes sociais abordando assuntos e fatos cotidianos, o marketing viral é uma tendência que só cresce, pois muitas marcas desejam alcançar sucesso e buscam soluções para ganhar leads com a propagação de campanhas marcantes.
Um bom exemplo é a linha utilizada pela Johnson & Johnson no decorrer dos anos.
A gigante no mercado de cosméticos, criou um jingle que agrada crianças e adultos. É praticamente impossível conhecer alguém que nunca tenha escutado essa música.
Com o passar do tempo, a empresa foi modificando suas campanhas, mas mantendo a tendência de vídeos que facilmente viralizam. Este, abaixo, passou a ser veiculado na mídia televisiva no ano passado, próximo ao Dia das Mães, em comerciais de novelas e programas, contando um trecho de uma linda história. Ao final, havia um direcionamento para o site, onde o visitante poderia conferir a história completa.
O sentimento pode ser de alegria ou de emoção, mas o intuito é gerar repercussão e fazer com que as pessoas comentem o vídeo ou a foto.
Falando em foto, não podemos esquecer de mencionar esta outra forma de abordagem, que costuma utilizar uma linguagem mais sarcástica e humorística. Provavelmente, você já tenha conhecido alguns “mitos” da internet, os quais surgiram do nada e tudo o que fazem, falam ou postam, causa furor nas redes.
“Alô, alô, vocês sabem quem sou eu?” – Como se posicionar sem forçar presença
Com certeza, navegando na internet, você já viu ou leu algo sobre esta moça aqui:
Inês Brasil surgiu como um mito da internet, após uma suposta inscrição no Big Brother Brasil. Você deve estar se perguntando: “mas o que isto tem haver comigo ou com a minha empresa?”. TUDO!
Muitas vezes, pessoas simples, com frases simples, viralizam nas redes, por este motivo direcionar bem seu conteúdo, para que seu público entenda e sinta a necessidade de se envolver com a publicação, é essencial.
Pesquisas de mercado evitam problemas futuros
Antes de definir suas campanhas e de que forma será sua abordagem, observe o que pode ser explorado. A melhor forma de descobrir o que é – e como fazer – um bom marketing viral é a pesquisa.
Pesquise os nichos de atuação de sua empresa, o que seus concorrentes postam e como se comunicam com os clientes, a qualidade de suas peças e estabeleça estratégias que unam pontos positivos (os negativos você utiliza como base para não cometer os mesmos erros).
Após fazer as análises, e determinar qual público você busca atingir, a escolha da linguagem a ser trabalhada facilita as próximas etapas.
Curadoria: a arte de trabalhar uma ideia
Não basta somente produzir um conteúdo que você considera viral. Por mais que sua equipe tenha feito a pesquisa de mercado, sua ideia precisa ser estudada.
Assim como um autor lê diversos livros sobre o gênero que deseja atuar ou sobre técnicas de estilo literário, antes de criar uma campanha/elaborar uma proposta tenha em mente que a prática leva à perfeição, quanto maior for sua dedicação, seu estudo e seu aperfeiçoamento, mais efetivo será o resultado.
O processo de curadoria é importante porque te inspira e te ajuda a desenvolver ideias relevantes. Não cobre o tipo de conteúdo que você absorverá nesta etapa, vale consumir livros, revistas, vídeos e séries diferentes do que está acostumado. Evite as limitações e dedique tempo para construir sua percepção do projeto.
Enfim, crie!
Sem medo de errar, após todos os insights, é hora de colocar a mão na massa. Confie em seu produto, mas tenha paciência. Muitas vezes, de onde menos se espera, surge um viral. Talvez isto não ocorra em sua primeira tentativa, ou talvez ocorra, e dê super certo… nunca se sabe.
A internet é um campo minado e, dificilmente, você achará a mina sem antes detonar.