Tempo de leitura: 6 minutos
O inbound marketing já vem conquistando maior espaço dentro das estratégias de marketing digital de muitas empresas. Mesmo sendo relativamente novo por aqui, as marcas já enxergam seu potencial e como pode ser vantajoso para captação e retenção de clientes.
Entretanto, não é incomum, terem alguns erros durante este percurso e adotarem essa ação de forma desorganizada e conseqüentemente, comprometendo os resultados. Algumas empresas deixam de aplicá-lo, acreditando que não funciona, outras, batem cabeça para descobrir o que há de errado.
Listamos alguns dos principais erros que as equipes de marketing e vendas cometem na hora de adotarem o inbound marketing nas ações de marketing digital na empresa.
Planejamento
Assim como qualquer ação de marketing, seja uma campanha em Adwords, redes sociais, SEO ou outra, a fase de planejamento é essencial para validar e colher os resultados esperados daquela ação.
O que acontece em muitos casos é a pressa em colocar em prática, descobrindo as falhas e ir ajustando conforme vai caminhando. Não que a campanha seja intocável e não vá precisar de ajustes, mas não ter um planejamento fará com que os resultados não aconteçam e os ajustes, na verdade, será uma remodelagem por completa da ação.
Ter estabelecido metas e objetivos com determinada campanha é fundamental para saber aonde quer chegar e conseguir mensurar os resultados para propor ações de correção e melhoria.
Diversas campanhas
Algumas empresas possuem diversos produtos com consumidores de perfis diferentes, fazendo com que, no momento de elaborar a persona, acabe elaborando várias e querendo lançar campanha para cada uma delas. Isso é outro ponto falho.
Ter cinco, dez campanhas de inbound para acompanhar e extrair os resultados faz com que você não foque e colha resultados pífios em cada um deles. É preciso focar e ter o algo controlável para assim, extrair o melhor de cada campanha.
Se você tem vários perfis de persona, procure selecionar poucos que sejam estratégicos para a sua empresa e que você tenha condições de fazer um bom resultados para cada uma delas. Como diz o ditado “menos é mais”. Você focando em determinada campanha, consegue atingir um alto nível e ser bem mais assertivo do que querer abraçar a tudo.
Definição de persona
Outro ponto importante para que sua estratégia de inbound atinja bons resultados é ter bem definido as personas do seu negócio. Um erro cometido nessa fase é não ter tão detalhado a persona e ela muitas vezes ser confundida como público alvo.
Quando elaboramos uma persona, além de idade, sexo, escolaridade e etc, procuramos identificar outros pontos importantes que ajudem a ter uma comunicação mais assertiva, como interesses, dificuldades, hobbies e outros que façam torná-la mais pessoal e você direcionar um conteúdo mais adaptado a ela.
Se não está bem definido a persona, o conteúdo não está atingindo o cliente potencial que busca e assim sua campanha não terá os resultados que espera. Procure ter essa etapa bem definida para não comprometer o processo.
Tecnologia – Ferramentas de automação
A utilização de ferramentas de automação para estratégia de inbound é essencial para dar agilidade, escala e organização para o seu time de marketing. Porém, um erro comum é pensar que a ferramenta faz tudo sozinha. Basta jogar lá e pronto!
Mesmo com a facilidade de programação e automação da ferramenta, a análise, estratégia e o pensamento por volta do inbound se fazem necessário. Deixar tudo a cargo da ferramenta irá comprometer os resultados, e o culpado não será a ferramenta, e sim a falta de acompanhamento e direção da equipe responsável.
A configuração dentro da ferramenta, como todo o planejamento elaborado é um dos pontos que contribuem para evitar problemas desta natureza.
Resultados imediatos
Esperar resultados do dia para a noite no inbound também é um erro freqüente. A empresa espera resultados milagrosos em uma ou duas semanas. Aqui não existe milagre. É um forte trabalho que exige dedicação e paciência, pois está atingindo pessoas que não conhecem a sua marca e o que você faz, não espere que do dia para a noite ela queria comprar de você.
Por isso, mesmo o inbound sendo uma ótima alternativa de conquistar mais clientes, outras ações não devem ser paradas devido a essa estratégia. É um conjunto de ações e canais para multiplicar a entrada de leads e clientes dentro da sua empresa.
Nutrição
Você tendo a ferramenta de automação e elaborado o planejamento já é um bom começo, porém é preciso do conteúdo e a nutrição desses leads para que ele avance nas etapas e sua estratégia de inbound marketing surja efeito.
Montar um calendário editorial, ter consistência e freqüência no envio dos seus conteúdos elaborados é fundamental. Elabore conteúdos interessantes e que agregue valor a quem irá consumi-lo, caso contrário, o lead não dará a mínima para o que envia e os resultados não aparecerão.
Saiba o momento do lead em cada fase da jornada de compra para oferecer o conteúdo adequado a ele.
Marketing e vendas
Erros de comunicação são dos mais comuns quando implantado ações de inbound marketing. Deve-se entender que toda equipe deve estar envolvida no processo e ter conhecimento pleno das suas fases, principalmente marketing e vendas.
A sintonia desses dois setores é fundamental para o alinhamento da estratégia e a eficiência do processo.
Marketing e vendas devem estar em constante comunicação para alinhamento das expectativas, personas e feedbacks colhidos para aperfeiçoar e maximizar os resultados da ação. Dentro das empresas, já faz tempo que esses setores estão unidos para alavancar os resultados da organização.
Análise de resultados
Tudo que é feito, deve ser medido. Não adianta adotar determinada ação sem saber efetivamente o que trouxe de resultado. Como saber se deve continuar, encerrar, melhorar x etapa ou se há gargalos no processo?
Tenha KPI’s bem estabelecidos para que ao longo dessa trajetória, saiba o quanto está trazendo de retorno ou prejuízo.
Conclusão
Sempre teremos erros e acertos dentro do processo. O importante é conseguirmos mitigar e planejar melhor as ações para ganho de tempo e produtividade que façam com que os resultados sejam melhores e leve a empresa a novos patamares.
Lendo cada tópico, você pode se precaver para que evite essas falhas e economize tempo nas ações de correção que surgem pelo caminho.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ou compartilhe nas redes sociais