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Encontrar empresas que trabalham de forma não tão planejada no marketing digital é muito comum, ainda mais quando a visão estratégica sobre ações e KPIs de acompanhamento que auxiliam na tomada de decisão não estão estabelecidos e concisos. Se você tem essa dificuldade no marketing digital da sua empresa, saiba que não está sozinho e esse artigo te mostrará como conseguimos ajudar uma empresa a alavancar seus resultados através da nossa expertise.
Quando nós iniciamos um trabalho na Ciclo, nós fazemos todo o mapeamento do negócio, pois o primeiro ponto é entender como está a situação atual do cliente, por isso seguimos os seguintes passos:
Camada negócios
- Pesquisa do mercado;
- Estudo sobre a empresa;
- Histórico digital;
- Metas e Objetivos do negócio;
Camada marketing digital
- Utilização da metodologia TED;
- Proposta para o projeto;
- Plano de ação;
Sobre o cliente
O cliente que abordaremos nesse estudo de caso é o Cura. Uma das empresas referência no mercado que possui mais de 35 anos no segmento de exames de imagem e diagnóstico.
Problemas enfrentados
O cenário de quando iniciamos o projeto com a Cura era muito típico, como a grande maioria das empresas que entram em contato conosco. Existe a falta de pensamento estratégico nas ações de marketing digital executando de forma aleatória. Também não existia o conhecimento nem o hábito do acompanhamento dos principais KPIs e métricas, e isso impactava diretamente no modo como a empresa via o departamento de marketing e também nos resultados que a empresa poderia ter com marketing digital.
Como pode ver é um cenário bem caótico, uma empresa de grande porte não ter nenhum acompanhamento e nem estratégias definidas.
Como fizemos
No início do projeto nós propomos o seguinte trabalho: estabelecer as metas e objetivos da empresa, definir os KPIs e métricas que seriam acompanhadas dentro do projeto para saber se estamos alcançando os resultados que a empresa realmente desejava.
Na primeira fase foi documentado que a empresa desejava atingir uma geração de pelo menos 600 oportunidades de novos negócios por mês, via formulário do site e que isso impactasse na receita da empresa em 20% somente com marketing digital, então nosso principal desafio era interligar o processo do envio de leads com o time de atendimento deles.
Após deixar estabelecido a meta e objetivo da empresa, foi o momento de definir os KPIs de acompanhamento e o que estabelecemos foram os seguintes:
- Conversões
- Taxa de conversão
- Custo por lead
- Custo por oportunidade
Vendas
- Taxa de conversão de vendas
- Ticket médio
Negócios
- CAC (Custo por aquisição de clientes)
Por fim, conseguiriamos saber o ROI e como todas as ações de marketing digital feitas estavam gerando resultados positivos para o negócio.
Histórico digital da empresa
Após alguns meses nós já conseguimos fazer o levantamento do histórico digital da Cura e como estavam as campanhas que a empresa fazia antes de iniciarmos o projeto e nós percebemos os seguintes erros e oportunidades:
- Tráfego orgânico estava relativamente baixo;
- Tráfego de mídia paga: as campanhas estavam consumindo muito recurso sem nenhuma conversão, fora segmentações e termos totalmente não otimizados;
- A experiência de navegação do usuário no funil de conversão estava totalmente comprometida;
Um dos pontos primordiais também era entender como era a jornada de influência e consumo dos clientes que adquirem o tipo de produtos e serviços do Cura, por isso nós montamos um mapa mental para entendê-los.
Planejamento e ação
No plano de ação para estratégias de marketing digital, nós tínhamos que as estabelecer seguintes prioridades:
Aumentar o tráfego
Começamos a desenvolver estratégias e ações de SEO fazendo um levantamento dos termos de conversão (trabalho em conjunto de SEO e SEM), análise do site, arquitetura do site e otimização de conteúdos. Isso tudo conseguiria reduzir custo por lead e CAC, pois a empresa estava 100% dependente da mídia paga.
Otimização dos canais pagos
Nós tivemos que estruturar novas campanhas e palavras-chave que gerassem conversões, Conforme fomos ranqueando organicamente, nós eliminamos alguns termos de compra.
Melhorar o funil de conversão e também conteúdos para aumentar as conversões do site.
No funil mapeamos qual era o caminho que os usuários que convertiam percorriam e quais a dificuldade dos que abandonavam, por isso nós fizemos uma eliminação de páginas e implementamos CTAs (Call to actions), estratégicos.
Para melhorar a taxa de conversão, nós implementamos ferramentas de mapa de calor e de feedbacks para saber o por que os usuários estavam deixando o site sem tirar suas dúvidas ou preencher um formulário.
Resultados
Para atingir metas e objetivos da empresa, foi um grande trabalho desenvolvido entre nós da Ciclo e o comprometimento da equipe do Cura para melhorar suas estratégias de marketing digital.
- Com as ações de SEO a empresa conseguiu economizar mais de R$ 21.000,00 mês em compra de mídia.
- No trabalho de SEO e SEM em conjunto houve uma redução de 63% no custo de mídia
- Redução de 350% no custo por lead
- Redução de 120% no CAC (custo por aquisição de clientes)
- Superação da meta de oportunidades em 15%
Google Analytics (Evolução no tráfego Orgânico)
Google Analytics (Evolução nas Sessões azul escuro VS Conversões azul claro)
Depoimentos
Silvia Szejnfeld – Diretora de Marketing do Cura
“O trabalho desenvolvido pela Ciclo é muito profissional, elevou o patamar do nosso marketing digital para outro nível”.
Wilton Pereira – Gerente de Marketing do Cura
“Realmente a Ciclo enfrentou um grande desafio de pegar o marketing digital da nossa empresa da forma como estava e conseguir gerar um resultado que nos satisfizesse”.
Gostou desse case de sucesso? Se você tem uma empresa ou seu departamento de marketing precisa de uma auxilio para melhorar os resultados, fale com a gente entrando aqui.