Ferramentas de Web Analytics essenciais para você

Tempo de leitura: 4 minutos

Ferramentas de Web Analytics, o arsenal que você precisa!

Mensurar os resultados do seu site, e-commerce ou da sua landing page não é nada fácil, mas, com a utilização das ferramentas de web analytics, isso não será mais um problema.

Neste artigo, separei para vocês algumas das principais ferramentas de web analytics que te ajudarão a fazer otimizações em seu site, e também te ajudarão a mensurar os resultados das suas campanhas de marketing de forma correta.

Para isso, antes de selecionar as ferramentas de web analytics que você irá utilizar, responda as seguintes perguntas:

  • O que deseja mensurar?
  • Quais são as métricas mais importantes para o seu negócio?

Lista de ferramentas de Web Analytics (Análise Quantitativa)

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Google Analytics

*Ferramenta gratuita, mas também existe sua versão paga para sites com grandes volumes de dados.

Popular em análises web, o Google Analytics é um grande aliado para quem deseja avaliar as origens de visitas do seu site, medir resultados de conversões, analisar a performance de campanhas que são direcionadas para o seu site, entre outras análises.

KissMetrics 

*Ferramenta paga

Esta ferramenta é muito funcional e conta com análises tradicionais de mensuração de tráfego de visitantes para o seu site e mensuração de conversões. Ela te possibilita analisar a jornada do cliente, realizar uma avaliação de teste a/b e muito mais.

Adobe Analytics

*Ferramenta paga

As soluções da Adobe para marketing digital são realmente parrudas. Esta ferramenta se equipara muito ao Google Analytics Premium. Além das análises básicas de uma ferramenta de web analytics, esta plataforma permite análises de atribuição, modelos de análises preditivas, entre outras.

Mix Panel

*Ferramenta paga

Esta ferramenta possui uma dashboard bem simples de análise. Nela você conseguirá explorar vários tipos de segmentações de tráfego, de usuários, como, também, poderá criar o seu próprio funil de conversão. Vale a pena experimentar.

Woopra

*Ferramenta paga

Esta é uma das ferramentas que mais me gerou curiosidade, tanto pela questão do preço ser mais acessível quanto pelas suas funcionalidades. Além das análises de visitas, origens e conversões, com ela você conseguirá fazer a mensuração do Lifetime value, a análise de corte e outras funcionalidades que a ferramenta permite.

Lista de ferramentas para avaliar a usabilidade (Análise Qualitativa)

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Crazyegg

*Ferramenta paga

Uma das primeiras ferramentas que tive contato no universo do marketing digital.

A crazyegg te permite fazer alguns tipos de análise do comportamento dos usuários através de mapas de calor. Para iniciantes ou experientes, esta ferramenta é uma boa dica.

Hotjar

*Ferramenta paga

Internamente na agência, tenho elogiado muito esta ferramenta. Além das análises de mapa de calor, ela permite a análise de estágios do preenchimento de formulários, a criação de funis de conversão, a gravação dos visitantes, a elaboração de enquetes e pesquisas com os visitantes do site, entre outras.

Lucky Orange

*Ferramenta paga

Uma das mais populares, se não a mais popular, das ferramentas.

A Lucky Orange traz análises semelhantes às da Crazyegg e da Hotjar, além disso, com ela você tem uma dashboard geográfica para ver o comportamento dos usuários de cada região.

Veja mais ferramentas clicando aqui.

Lista de ferramentas teste A/B

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Optimizely

*Ferramenta paga

As funcionalidades desta ferramenta são fundamentais para quem deseja realizar testes variados, de acordo com o perfil e a origem de cada usuário, e também conta com uma estrutura muito simples de se trabalhar.

VWO – Visual Website Optimizer

*Ferramenta paga

Se você deseja fazer teste A/B em seu site ou e-commerce, esta ferramenta irá te ajudar.

O jeito como você irá fazer as trabalhar em suas landing pages , o posicionamento dos botões e etc., é em um esquema de clica em arrasta para fazer os ajustes no seu layout.

Unbounce

*Ferramenta paga

Já utilizei esta ferramenta em alguns projetos, principalmente quando os mesmos tinham estratégias voltadas ao Inbound Marketing, por conta da grande quantidade de landing pages criadas. Ela é uma ótima opção e muito simples de ser utilizada.

Estabeleça os processos de análise

Após a seleção e implementação das ferramentas de web analytics, é importante estabelecer os seguintes pontos:

  • Definir o ciclo de mensuração;
  • Definir padronização dos relatórios;
  • Anotar tudo o que deverá ser ajustado, com relação a melhorias;
  • Documentar os testes que serão realizados.

Se você quer ter um projeto de sucesso na internet, a utilização desse arsenal de ferramentas de marketing digital são fundamentais para alcançar seus objetivos.

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