Ciclo Agência Digital

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Agência Ciclo
  • A Ciclo
  • Soluções
  • Blog
  • Solicite um orçamento
Busca

O blog de marketing digital que irá te ajudar

Início 15 soluções do Google para E-commerce que fará seus resultados decolarem

15 soluções do Google para E-commerce que fará seus resultados decolarem

Flávio Beraldo janeiro 5, 2017 3 comentários Aumente suas vendas, E-commerce, Tecnologia

Tempo de leitura: 6 minutos

Em busca de melhorar nossos resultados, nem notamos que as soluções estão logo a nossa volta, mas não a utilizamos.  Que rufem os tambores, pois hoje trago para você…

Incrível lista de ferramentas do Google para E-commerce

  1. Google e seu grande buscador

Quando estamos falando de Google e estratégias de marketing digital, primeira ação que deve ser planejada é como você irá utilizar seu buscador para o aumento do tráfego do seu e-commerce. Para isso, desenvolver estratégias de SEO para o rankeamento orgânico da sua loja é fundamental tanto para gerar um aumento na receita quanto economizar investimentos com marketing a longo prazo. Você ainda não sabe como aplicar as estratégias de SEO no seu e-commerce? Veja esse artigo

  1. Google Adwords

A ferramenta de publicidade do Google é um grande aliado para os e-commerces, mas na contra mão das estratégias de SEO, no Adwords você focará seus investimentos em mídia paga, nesse canal existem alguns modelos de publicidade que você poderá explorar, como:

  • Links Patrocinados
  • Rede Display
  • Remarketing e etc.

Saiba como utilizar o Google Adwords para o seu e-commerce, clicando aqui.

  1. Google Keyword planner

As duas soluções anteriores do Google necessitaram de planejamento e para isso você deverá utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google para elaborar a lista de termos importantes em suas estratégias de SEO e SEM.

Aprenda a como utilizar as estratégias de SEO e SEM em conjunto.

  1. Google Correlate

Mais uma ferramenta para te ajudar no planejamento de palavras-chave para suas campanhas, se você quer encontrar termos relacionados, essa solução do Google te dará uma lista de termos com base na sua busca e também apresentará a evolução dos assuntos pesquisados, como você pode ver na imagem.

  1. Google Reach Media Gallery

Se você precisa de suporte para criação de banners comuns ou interativos com animações, essa ferramenta do Google poderá te ajudar, são diversos modelos que você encontra dentro da plataforma e também é possível segmentar por tipos de mídia, como banners para adwords em HTML5 e etc.

  1. Google criador de URL

Quando for criar suas campanhas em diversas mídias como Google Adwords, Facebook Ads e até backlinks estratégicos dentro do seu site, faça o tracking das suas URLs com essa ferramenta do Google, você consegue mapear precisamente de onde estão vindo seus usuários.

  1. Google Trends

Saber a tendência dos termos mais buscados para o seu e-commerce é fundamental tanto para elaboração das estratégias de SEO e marketing de conteúdo, quanto buscar insights sobre quais tipos de produtos seus clientes mais estão buscando no Google.

Por exemplo:
Imagine que você tem uma loja de tênis esportivos, mas ainda não adquiriu um determinado produto, pois não sabe se os usuários estão interessados nele, com essa ferramenta você conseguirá encontrar os picos de crescimento e avaliar se são apenas produtos com sazonalidades.

  1. Google Merchant Center (Google Shopping)

Nos últimos anos, o Google investiu fortemente nessa ferramenta de busca e comparação de preço, ela é semelhante Buscapé, Zoom e etc. Ela é uma solução ideal para você expor seu produto de uma maneira mais fácil para os usuários que estão procurando produtos específicos no Google, vale muito a pena.

  1. Google Analytics

Essa é a ferramenta do Google mais popular para os profissionais de e-commerce. Com ela você conseguirá fazer análises de tráfego, usabilidade, mensurar transações e isso facilita muito na hora de fazer um relatório de marketing digital e também traçar novas estratégias para aumento do ROI do seu e-commerce.

  1. Google Alerts

Se você trabalha com estratégias de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa para o seu e-commerce, essa ferramenta te auxiliará muito no monitoramento de termos específicos, e o melhor é que você é alertado automaticamente no seu e-mail.

A ferramenta é muito simples, basta você adicionar o termo que deseja monitorar e receberá notificações diárias sempre quando for postado algum artigo, citação e etc. em um determinado site indexado no Google.

  1. Google Meu Negócio

Se você possui uma loja física em conjunto com seu e-commerce ou não, é fundamental que você crie uma conta no Google Meu Negócio, tanto para melhoria de estratégias de SEO local, quanto na credibilidade do seu negócio, pois nessa ferramenta do Google os clientes podem encontrar informações como telefone de contato, endereço e até comentários de outros usuários que já realizaram alguma compra na sua loja.

  1. Google Search Console

Um dos fatores primários como falamos no início dessa lista é a utilização do buscador como principal canal de tráfego para o seu e-commerce, ok? Mas para isso, você terá que adotar essa ferramenta do Google, pois com ela você conseguirá fazer a indexação das páginas do seu site mais rapidamente para que o Google consiga fazer uma boa leitura, avaliar erros que o seu site possui e estão prejudicando no rankeamento orgânico, avaliar backlinks entre outras funcionalidades.

Confira nesse post, como utilizar o Google Search Console.

  1. Google Plus

Muito se fala que o Google Plus é uma rede social morta em comparado com as demais redes sociais. Se formos avaliar pelo ponto de vista de tráfego direto dessa mídia, podemos até concordar, mas a principal função dessa rede social é na agregação que ela possui com estratégias de SEO, pois para os sites que compartilhando conteúdos, ganham os famosos +1, possuem uma maior velocidade na sua indexação.

  1. Youtube

Para um profissional de e-commerce, você realmente sabe que a utilização de vídeos ajuda tanto no aumento da conversão da sua loja, quanto na relação com seus clientes quando estão tendo problema com um determinado produto. Existem 3 formatos ideais para você trabalhar o youtube para o seu e-commerce.

1º Vídeos sobre os problemas que o cliente possui, mas não conhece nenhuma solução que resolverá.

Exemplo: Sua loja é de material esportivo focado no público que pratica atletismo, corrida e etc. No primeiro estágio, existem vários tipos de corredores, os iniciantes, intermediários e profissionais. Cada um dele possui um tipo de equipamento específico por conta da sua necessidade. É fundamental que nesse momento você aconselhe os melhores produtos de acordo com o seu nível de prática.

2º Vídeos sobre o produto

Exemplo: Vamos supor que você possui uma loja de games, seria legal demonstrar um gameplay de 5 minutos para os seus clientes terem as primeiras impressões.

3º Vídeos sobre como utilizar o produto

Exemplo: Imagine que um cliente adquiriu um notebook, mas não está sabendo qual cabo plugar na sua TV 4k, é importante nesse momento desenvolver um tutorial.

  1. Hangout

O que acha de fazer um lançamento de um produto para determinados clientes? Com essa ferramenta você conseguirá fazer conferência online e engajar ainda mais os clientes que mais possuem interação com a sua loja.

Você utilizando o Google para seu e-commerce, realmente gerará grandes resultados e com um custo benefício grande. Aproveite para conferir a lista de ferramentas de marketing digital, nesse artigo.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

Melhore sua leitura

Sobre Flávio Beraldo

Um maluco no mundo do marketing, amante do futebol e apaixonado por música.

Artigos relacionados

  • Cross-Border: Seu e-commerce sem fronteiras para crescer

  • O perfil de consumidor no e-commerce

  • Tecnicas de Vendas

    Técnicas de Vendas

  • gestão-de-estoque

    Tenha um controle de estoque eficiente

  • conteúdo-SEO

    10 técnicas de SEO que devem ser aplicadas no seu conteúdo

  • Aprenda a Otimizar sua Landing Page

Artigo anterior O que é uma DSP (Demand Side Platform)?
Próximo artigo Como planejar as estratégias de e-mail marketing?
  • Pingback: Campanhas de Marketing Digital para E-commerce - Mensurar Resultados()

  • Pingback: Google Data Studio: A melhor forma de visualizar seus dados - Ciclo Agência Digital()

  • Pingback: Google Data Studio: A melhor forma de visualizar seus dados()

  • E-commerce
  • Empresa Saas
  • Startups
  • B2B
  • Estudo de Caso
  • Aumente suas vendas
  • Construa sua marca
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Gestão e Negócios

Siga nos!

15 soluções do Google para E-commerce que fará seus resultados decolarem Ciclo Agência Digital · 2018 © Todos os direitos reservados - Ciclo Agência Digital

  • Agência Ciclo
  • A Ciclo
  • Soluções
  • Blog
  • Solicite um orçamento