Marketing no Instagram tudo o que você precisa saber

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Antes de falarmos sobre o marketing no Instagram, vamos conhecer um pouco sobre os números que rondam essa famosa rede social.

  • Mais de 500 milhões de contas ativas
  • Desses 500 milhões, 35 milhões são brasileiras
  • Representatividade de 7% do total mundial
  • Mais de 95 bilhões de fotos por dia
  • 4,2 bilhões de curtidas em todo mundo diariamente.

O Instagram rapidamente se tornou uma das principais redes sociais que as pessoas utilizam em seus smartphones. Poder registrar através de fotos os momentos que estão vivendo já faz parte da rotina de muitas pessoas.

A possibilidade de compartilhar experiências com os amigos faz da rede social, uma das mais queridas entre o público.

Como utilizar o instagram para a empresa

Com o público interagindo na rede social, as empresas não podem ficar de fora. É preciso estreitar o relacionamento, oferecendo conteúdo de qualidade e de interesse do público. Para isso, conhecer a persona do seu negocio é fundamental para dar inicio as estratégias de marketing no Instagram.

Conhecer o perfil ideal de consumidor da sua empresa será primordial para elaborar táticas no momento de conquistar seguidores e isso levá-lo ao outro ponto, seja ele uma venda, transformar em lead ou fortalecer a marca.

Instagram for business – Como usar o instagram

Para ajudar a entender melhor como usar o instagram da empresa e ter uma boa presença na rede social, daremos um exemplo prático. Iniciaremos uma conta e ações para uma empresa fictícia, a Baby Model.

Faremos passo a passo uma ação para entrar no Instagram, conquistar seguidores e aumentar o engajamento com a nossa marca. Vamos lá?

Criar uma conta para empresa no Instagram

Como vamos iniciar do zero, precisamos criar uma conta no Instagram para nossa marca. Temos a opção de fazer um cadastro novo ou utilizar nossa conta do Facebook. O melhor é iniciar através do Facebook, além de não precisar preencher um novo cadastro, ela já fica vinculada a conta do Facebook que será útil lá na frente.

Quando criado, alguns pontos merecem atenção:

Descrição: Crie uma descrição interessante da sua marca, informando o que ela faz, comercializa e etc.

Foto: Tenha uma boa foto. Sua empresa está entrando em uma rede social, essencialmente composta por fotos, sendo assim, tenha uma boa foto de perfil.

Contato: Exponha o contato de telefone, email, whatsapp, etc.

Link da loja ou site: Na descrição é o único lugar para expor links. Utilize esse campo para expor o link do seu e-commerce ou site para que assim as pessoas possam ser direcionadas para ele.

Conquistar seguidores

Criamos a conta para iniciar as ações de marketing no Instagram. Entretanto nosso perfil está zerado de seguidores, ou seja, precisamos deles para conhecer a nossa marca, certo? Sim, porém antes de seguir, vamos a outro tópico primeiro.

Produzir conteúdo

Iremos produzir conteúdo sem ninguém seguir? Sim, parece estranho, mas se conseguirmos seguidores com a página sem conteúdo, não haverá interação, não saberão o que é  a marca (somente pela descrição) e sem saber o que ela expõe.

Sendo assim, podemos iniciar produzindo conteúdos que façam dar uma cara à marca. No caso da Baby Model, uma marca de moda para bebês, vamos colocar alguns conteúdos interessantes e que esteja de acordo com a nossa persona.

Vamos expor fotos de momentos agradáveis e ternura entre mães e bebês. Será um conteúdo que engaje o nosso público. Como exemplo, temos esse perfil da @sitebebe.

Podemos alternar conteúdos entre fotos, frases e os produtos que a loja comercializa, por exemplo. É sempre bom ter um planejamento de conteúdo para estabelecer os pilares e periodicidade das publicações. Você pode saber mais sobre esse assunto nesse artigo que publicamos.

Uso de hashtag

O uso de Hashtag deve ser feito de forma consciente. A probabilidade de alguém compartilhar ou ter alguma interação com inúmeras # é bem pequena. O ideal é utilizar até três hashtags que venham a dar contexto a sua postagem. Por exemplo, se posto uma foto do bebê na praia com o chapéu, assim como está na foto. Neste caso poderia utilizar #praia #sol #baby.

Não utilize símbolos como “%”, “&”, “%”, pois não darão leitura ou serem considerado. Assim como o uso de espaços também são descartados, como #moda praia. O correto seria #modapraia.

Qualidade das fotos

Certifique-se de ter fotos com boa qualidade. Uma marca que utiliza fotos sem qualidade pode passar a impressão de despreparo, amadora ou algo do tipo.

Procure investir em postagens com fotos bem produzidas e com alta qualidade para que assim o público possa ter uma boa impressão da sua marca.

Voltemos a conquista de seguidores

Bom, agora temos algo em casa para expor aos visitantes. Quem vir até o perfil irá encontrar conteúdo que promova engajamento.

Para conquistar novos seguidores, você pode adotar diversas táticas como:

Perfil de concorrente: Visite o perfil dos seus concorrentes e comece a seguir as pessoas. Analise bem para não fugir da persona da sua empresa.

Outras redes sociais: Chame sua audiência que está em outras redes sociais, como Facebook, Pinterest, Youtube, etc, a segui-lo no Instagram.

Site/loja:  Provável que você tenha as redes sociais destacadas na página do site ou e-commerce. Caso não tenha, há opções de plugins que instalados podem contribuir para trazer essa audiência do site a seguir no Instagram.

Promova o engajamento

O marketing no Instagram passa por promover engajamento do público com a marca. Quando comentado, interaja com o público. Faça perceber que há alguém interagindo com ele, isso irá ajudar no reconhecimento e engajamento com a marca.

Compartilhe conteúdo do próprio público. Por exemplo, a Baby Model recebeu uma foto de uma mãe com a nova roupinha que comprou na loja. Poste no perfil (claro que sempre com a permissão de quem enviou).

Faça com que o público se envolva com a sua marca e seja estreitado esse relacionamento. Você também pode tirar a foto de produtos sendo enviados para o cliente, um print de depoimento, ou seja, coisas que humanizem a marca.

Dicas extras

Até aqui você conseguiu criar uma conta, realizar publicações, conseguir seguidores e engajamento com eles. Há outras táticas que podem ser exploradas quando trabalhado o marketing no Instagram.

Validação de produto

Está na dúvida sobre lançar uma nova linha de produto? Você pode através do Instagram colher feedbacks sobre o produto e ver se ele será bem aceito. Por exemplo, a Baby Model quer lançar um novo conjunto de peças femininas para bebês.

Não tendo idéia se terá procura suficiente para justificar a produção, pode lançar um exemplar, uma foto para que veja o engajamento do público e se eles estão dispostos a comprar. Assim, é possível minimizar o risco de produzir uma grande quantidade e esse estoque ficar encalhado.

Aumento de tráfego

Através de novos seguidores, você consegue um novo público para sua loja ou site que não foi pego através de outras campanhas de marketing. Como seu link estará na descrição, sugira que visite seu site e conheça mais sobre a marca.

Benchmarking

Faça um benchmarking com outras marcas e concorrentes para ter novos insights e também monitorar como estão expondo a marca.

Ficar atualizado fará com que a empresa tenha maiores chances de sucesso e evite perder espaço para demais marcas.

InstaStory

A nova funcionalidade que se espelhou no Snapchat permite que publique vídeos curtos. Aproveite para expor mais através deste formato. No caso da Baby Model, poderia expor a equipe, os produtos, bebês em momentos alegres ou outros conteúdos que engaje os seguidores.

Você pode expor as praias de determinada cidade, caso seja uma agência de viagens. Pode expor as funcionalidades do novo smartphone, caso seja uma loja de eletrônicos, ou seja, para cada mercado há uma forma de expor que esteja de acordo com o interesse do público.

Promoções

É possível patrocinar anúncios no Instagram, assim como o Facebook. Você pode elaborar uma promoção e divulgar no instagram. Uma ação como essa em conjunto a outra ação de marketing promocional, como sorteio ou algo do tipo pode trazer bons resultados.

Estimule o seguidor a interagir e promover a sua marca. Essas ações são utilizadas por diversas empresas que expõe promoções dos produtos através de sorteios que estimule o seguidor a marcar alguém, compartilhar ou realizar alguma outra ação.

Facebook Ads e Instagram

Promova seus conteúdos para dar maior alcance e atingir mais pessoas, seja em uma promoção ou alguma postagem para engajamento.

Como o instagram está interligado ao Facebook, o patrocínio das publicações é realizado diretamente através do Facebook Ads, ou seja, do mesmo modo que as publicações no Facebook.

Conclusão

Assim como toda rede social, promover a interação e relacionamento com o público é a melhor forma de conhecer e divulgar a sua marca.

Esteja atento ao comportamento dos seguidores na rede social para estimular sua participação e assim realizar um bom marketing no Instagram.

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