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Uma forma simplificada que sempre faço é pensar na cauda longa como nichos de mercado ou até mesmo termos específicos quando utilizamos o conceito dentro do SEO, na qual falaremos bastante neste conteúdo.
O termo cauda longa ganhou uma maior popularidade por Chris Anderson, onde ele aborda em seu livro o potencial de mercado que existe na cauda longa, onde a concorrência é menor e os produtos e serviços são bastante específicos.
Uma das grandes vantagens que ele aborda é que o custo de distribuição destes produtos tende a ser mais baixos, fazendo com que o lucro seja maior que um produto popular com grande volume de vendas.
Um dos meios de distribuição mais lucrativos atualmente é o digital, onde produtores podem criar produtos digitais e distribuí-los de forma simples e rápida pela internet sem a necessidade de armazenagem ou estocagem.
No mundo dos negócios
O conceito da cauda longa vem sendo explorado e aplicado nas mais diversas áreas no mundo dos negócios, desde negócios online, comunicação de massa, mecanismos de redes sociais, mercado de finanças, dentre outros segmentos que exploram este conceito.
Quem entende o conceito da cauda longa, acaba por explorar nichos com um volume menor de demanda, porém a soma deste pequeno volume para cada produto de nicho representa o mesmo volume de vendas de um produto de hit (Popular) ou até maior.
Como a (Long Tail) cauda longa se aplica no SEO
Notamos que o conceito é muito utilizado nos mais diversos modelos de negócios, porém quando falamos em um projeto de SEO, o conceito também se torna bastante relevante.
Para que você entenda como a cauda longa é aplicada no SEO, pense da seguinte forma, podemos separar palavras chave por Head Tail, Mid Tail e Long Tail.
Basicamente estamos falando de três camadas de demanda onde:
Head Tail
São geralmente dominadas por grandes players no mercado, onde palavras chaves genéricas acabam sendo utilizadas com maior volume de busca.
Empresas de grande porte provalmente estão bem posicionadas quando o assunto é SEO e o volume de busca pelo produto é alto, ficando desafiador para uma empresa de menor porte e com uma marca com menos tempo de mercado conseguir se posicionar rapidamente. De fato, caso você trabalhe com e-commerce e revenda produtos populares tenha certeza que a competição será maior.
Mid Tail
Nesta camada estamos falando do meio da cauda, trabalhamos termos um pouco mais específicos, mas não tão específicos quanto a longtail, basicamente possui um bom volume de buscas. É interessante avaliar o cenário atual do seu mercado em questão de concorrência e planejar estratégicamente como se posicionar.
Long Tail
Chegamos finalmente na long tail (cauda longa). Neste caso, trabalharemos palavras bem específicas, imagine uma busca na internet por um usuário utilizando o termo “tênis”, esta palavra é totalmente genérica se aplicando a Head Tail. Uma pesquisa de nicho seria algo como “Tênis Nike amarelo para corrida”. Percebe a diferença?
Obviamente o volume da palavra chave na cauda longa é menor em comparação com uma palavra chave genérica. Neste momento você deve se atentar a seguinte oportunidade, mesmo com um volume menor. O termo é segmentado, a qualidade deste lead tende a ser maior, pois ele sabe exatamente o que precisa.
Reforçando novamente o que mencionamos no início do conteúdo, se você trabalhar estrategicamente todos os termos possíveis na long tail, terá um maior desempenho na soma deste tráfego para o seu web site, e-commerce ou blog.
Como podemos descobrir os termos que o usuário utiliza?
Quando percebemos a importância de trabalharmos as long tails e keywords específicas para o nosso negócio, vem uma dúvida crucial em mente, como podemos saber que tipo de palavra o nosso cliente busca?
Neste caso, o Google nos fornece diversas ferramentas que podem contribuir com essa pesquisa de demanda e entender que tipo de palavras chave o cliente está buscando e também o volume de busca que ela possui.
Abaixo listamos alguns dos meios utilizados para realizar a pesquisa:
Google Adwords
Se você trabalha com o Google Adwords para suas campanhas de marketing digital, sabe que ao inserir uma palavra chave, ele retorna o volume de busca por esta palavra e também as variações existentes, assim você pode explorar esta ferramenta para obter informações. Um ponto interessante que você pode checar é o nível de concorrência que o termo possui.
Semrush
Uma das ferramentas mais conhecidas por profissionais de SEO e também utilizada em diversos projetos de SEO.
A Semrush possui mais de 43 milhões de palavras chave, 20 milhões de domínios, 52 mil usuários registrados, além de realizar um benchmark online de sites de concorrentes, exibindo seu posicionamento em termos de busca e crescimento de tráfego.
Ela também serve para que possamos checar o volume de buscas orgânico por um determinado termo palavras chave utilizadas pelo Google Adwords.
Uma das funcionalidades interessantes da ferramenta é que você poderá calcular o CPC médio de uma determinada palavra chave e verificar o custo de tráfego, ou seja, digamos que você esteja trabalhando as ações de SEO para o seu e-commerce, quando você analisa o custo de trafego orgânico, consegue verificar o quanto está economizando se estivesse utilizando uma mídia paga para obter o tráfego.
Como a cauda longa impacta o seu negócio?
Nós separamos os termos em três camadas, Head Tail, Mid Tail e Long Tail. Caso esteja começando o seu projeto é essencial pensar em sua estratégia e verificar os termos disponíveis e em qual nível eles se encaixam.
Embora o volume seja maior na head tail, não necessariamente possui um maior número de clientes para conversão, pois os termos utilizados são genéricos.
Quando você trabalha bem a cauda longa, por conseqüência, acaba capturando um tráfego menor para seu site, mas com uma qualidade em termos de busca maior, ou seja, a sua taxa de conversão tende a ser melhor.
Vale ressaltar que uma boa otimização nas páginas e call-to-actions bem destacados aumentam significavelmente os resultados.
Neste caso, os resultados das ações de SEO impactam diretamente o seu faturamento, quanto mais visitas qualificadas, maior sua taxa de conversão em vendas.
Resumo
Neste conteúdo conhecemos um pouco mais sobre a cauda longa, sua origem, conceito e também o impacto que causa em um determinado negócio.
Vimos que o conceito também é aplicado ao SEO, fazendo com que você possa obter um tráfego qualificado para o seu web site, gerando maiores conversões e oportunidades de negócios.
Também pudemos conhecer ferramentas essenciais para o levantamento de termos com volume de buscas relevantes, comparativos com concorrentes no ambiente online e rankeamento orgânico.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, caso tenha dúvidas ou sugestões entre em contato conosco! (Inserir link de contato ciclo digital)
Um grande abraço.