O que é marketing de nicho?

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O conceito é antigo, porém a aplicação do marketing de nicho vem ganhando cada vez mais força, muito devido a alta concorrência que as empresas enfrentam a cada ano. Na busca por diferenciação no mercado e especializar-se em determinado segmento, tem se tornado uma ótima alternativa por maiores lucros.

Diferente do marketing de massa que procura abranger uma grande camada da população, o marketing de nicho procura atender a um público restrito que é pouco ou mal atendido, justamente por causa da preocupação de grande parte das empresas atenderem muitas pessoas, necessidades e não tendo tempo ou capacidade de ter um olhar mais exclusivo para aquele determinado público.

Vamos a um exemplo: Com certeza, você conhece diversas lojas de sapatos espalhados pela cidade. Porém, quantas você conhece que venda somente sapatos com numeração 37?

Provavelmente, você não conheça nenhuma ou bem poucas. Isso porque este tipo de empresa procura atender um nicho de mercado bem especifico, somente aquelas pessoas que calçam número 37. Com isso, ela consegue se especializar nesse mercado e conquistar este tipo de público.

Vantagens do marketing de nicho

Parece ser uma desvantagem ou até um risco em atender um nicho. Pode pensar assim, devido a conseqüentemente, limitar o número de clientes possíveis para conquistar. Entretanto, quando se pratica o marketing de nicho, as vantagens são diversas:

  • Menor concorrência
  • Especialização no produto/mercado
  • Maior atenção ao cliente
  • Investimentos mais precisos
  • Comunicação mais eficaz
  • Margem de lucro maior

Essas são algumas vantagens por atender a determinado nicho. A empresa que procura focar em determinado nicho, consegue atingir melhor seu target e direcionar melhor suas estratégias de marketing.

Marketing digital no mercado de nicho

A partir do momento que você escolhe um nicho para atuar, você já limita suas personas e como deve ser sua comunicação com elas. O direcionamento tanto de conteúdo e investimento começa a ser mais certeiro e melhor aproveitado.

Podemos citar isso na própria compra de mídia ou publicação e impulsionamento do seu conteúdo. Os anúncios terão palavras-chave mais refinadas, direcionadas ao público de nicho. O custo da palavra-chave cai muito em relação a uma de marketing de massa. Por exemplo, o custo da palavra “sapato” é alto em relação a “ sapato branco 37”, isso porque o volume de busca é alto e genérico, concorre com inúmeras empresas que muitas vezes nem é concorrente direto da sua empresa.

Quando produzido conteúdo, além de otimizar o investimento, irá conseguir atingir o público com maior facilidade, pois será uma comunicação muito direcionada que fará a sua empresa tornar-se referencia naquele nicho, boa parte pela ajuda da menor concorrência.

Domínio do mercado

Quanto mais você explorar um nicho especifico, menor será a concorrência nele e o seu grau de especialização maior. Há quem vá a sub-nichos em busca de um mercado cada vez menos explorados e mal atendido.

Essas oportunidades existem para que empresas possam encontrar caminhos para se tornar referencia, atender o consumidor de forma mais personalizada e assim obter maiores lucros. Os clientes de nichos tendem a pagar mais por produtos ou serviços, justamente por causa dessa atenção no atendimento personalizado e entendimento de suas necessidades.

Mesmo o marketing de nicho oferecendo diversas oportunidades, as empresas precisam estar cientes dos desafios de atender a esses mercados de nichos, justamente pela dedicação e especialização que a empresa e equipe devem ter com o cliente.

Um dos conteúdos que você pode obter maiores detalhes é o Long Tail. Expõe mais sobre o fenômeno da cauda longa e como pequenos mercados agrupados, podem trazer maiores ganhos.

O que é Long Tail?

Procure nichos que tenham a ver com o seu negocio e que estejam sendo mal atendidos. Essa pode ser uma ótima oportunidade da sua empresa ganhar mais espaço e liderar esse mercado.

#Dica

Para explorar de melhor forma o nicho que deseja atuar, faça a leitura do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, irá trazer muitos insights para você.

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