O que é marketing indireto?

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de falarmos do marketing indireto, convido você a se imaginar nessas situações. A todo o momento somos bombardeados por propagandas. Você liga a TV e no comercial da novela ou do jornal, lá vem a propaganda. Você sai de casa e andando na rua recebe um folheto com uma promoção de x estabelecimento. Da uma olhada na rede social e lá vem um anuncio pra aproveitar a promoção de final de semana.

Consegue contar quantas vezes você é atingido por propagandas em um único dia? Bastante, não?  Mas ao final do dia, você conseguiu lembrar-se de alguma delas?

Acredito que a resposta seja não. E não é incomum. Diante de tantas propagandas, acabamos criando mecanismos de defesa para bloquear esse tipo de informação. Isso desde a sua mente até mesmo um controle remoto trocando de canal.

Mas vamos ao marketing indireto

Diante desses bloqueios que faz o consumidor, o marketing indireto procura driblar esses mecanismos e entrar na mente do público de forma sutil e com relativo sucesso.

Pode ser que você não tenha escutado muito sobre marketing indireto ou marketing invisível, mas já foi atingido por ele sem saber. Quer saber como?

Se você assiste alguma novela, filme, série ou até mesmo vídeos na internet já teve a oportunidade de identificar uma ação como esta, somente não percebeu. Por exemplo, você que assiste novela, já deve ter percebido que um dos personagens, quando precisa pagar uma conta, fazer alguma transação bancária, ele puxa seu smartphone, entra no aplicativo e atua junto ao seu colega mostrando como é fácil e rápido realizar transações bancárias.  Você pode ou não ter percebido, mas o foco da câmera mostra lá o logo bem destacado, ITAU!

Em um simples contexto, veio uma propaganda sem que possa ignorar e que muitas vezes ficará mais marcado do que um próprio comercial no intervalo, onde pode ser que você já tenha trocado de canal.

Vamos a outros exemplos

C&A e Porta dos Fundos

Em um vídeo do canal Porta dos Fundos, o canal faz uma ação de marketing indireto com a marca C&A. Mesmo não aparecendo logo, cores ou algo do tipo, o cenário, contexto e o vendedor indicando que está em uma loja C&A, ajuda a promover a marca de forma indireta através do humor e atingindo milhões de visualizações.

Marcas de carros em Filmes

Acho que todos os filmes ou quase todos, há carros aparecendo em diversas cenas. Alguns são mais escancarados, outros mais sutis, mas o que queremos mostrar é que as marcas de carros estão muito presentes nos filmes. Desde o mocinho que utiliza o seu Ford Focus ou até mesmo o James Bond com seu Aston Martin.

Mesmo as vezes não parecendo uma propaganda, somente o fato de aparecer por um “acaso”, justamente aquele carro, é sim, uma propaganda da marca.

A eficiência do marketing indireto

Mesmo sendo considerado um marketing invisível, o que pode levar a interpretação de não ser visto e assim, nem lembrado, a interpretação está mais do que errada. A mente humana é realmente algo incrível e consegue captar muitas informações que a gente nem se da conta.

Esse tipo de ação faz com que ative nosso subconsciente e lá na frente, isso retorne em algum movimento nosso.

Explicando melhor, você pode ter não percebido a propaganda do perfume da Natura naquela cena da novela, entretanto, no momento de pensar em comprar um perfume, pode ser que esse produto passe pela sua mente e acabe comprando.

Concluindo

Por estar a todo o momento rodeado de propagandas e isso bloquear e não conseguir absorver as mensagens que passam, o marketing indireto vem como solução para que consiga entrar na mente do consumidor e fazer ser lembrado por ele.

Além de estar inserido em um momento de atenção e relaxado, o subconsciente age para que possa captar essas mensagens subliminares e assim, atingir o seu objetivo. Agora que sabe como funciona, vai ficar difícil não reparar.

Gostou ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário