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Uma das melhores funcionalidades e pouco explorada por alguns profissionais de marketing digital são os segmentos avançados no Google Analytics. Com ele você consegue obter grandes respostas para as suas dúvidas e também diagnosticar problemas na sua estratégia.
Se você quer saber mais como aplicar o segmento avançando no Google Analytics, leia esse artigo e utilize da melhor maneira os dados gerados pela sua empresa.
Afinal, o que são os segmentos avançados?
O Google Analytics é uma ferramenta composta por métricas e dimensões. Dentro desses dados que são gerados nesses parâmetros, existem diversos subconjuntos de segmentações.
Normalmente quando acessamos o Google Analytics nos deparamos com essa pequena caixa que está escrito “Todos os usuários”, neste caso esse subconjunto contém os dados de navegação de todos os usuários que acessaram o site.
Por isso a principal funcionalidade dos segmentos avançados é possibilitar a análise de segmentações mais específicas, como explicarei no próximo tópico deste artigo.
A função dos segmentos avançados no Google Analytics
Existem 3 funcionalidades que considero como relevante na utilização dos segmentos avançados para análise e melhoria das estratégias de marketing digital, sendo elas:
- Dividir dados em segmentações de acordo com o comportamento dos usuários;
- Gerar insights para melhorar a arquitetura e usabilidade do site;
- Criar lista de remarketing para o Google Adwords.
Para que você compreenda da melhor forma, imagine que você queira comparar o comportamento de usuários que vieram até seu site por origens diferentes, por exemplo: Visitantes do tráfego pago e visitantes do tráfego orgânico.
Se você quiser desenvolver um estudo mais específico, também é possível comparar os usuários que realizaram conversão Vs os usuários que não realizaram uma conversão.
Antes de sair criando os segmentos dentro do seu Google Analytics é essencial que você comece esse processo seguindo essas etapas:
- Qual informação você precisa?
R: Preciso compreender o tráfego orgânico do meu site - Qual o objetivo da coleta desses dados?
R: Entender se minhas estratégias de SEO estão corretas - Qual é o impacto desses dados para o seu negócio?
R: Transações realizadas no meu e-commerce
A resposta para essas perguntas simples faz como que você não perca tempo criando e analisando dados que não impactam na sua estratégia e também já estará claro o objetivo que esses dados possuem para você.
Como configurar os segmentos avançados no seu Google Analytics
Agora vamos a parte prática. Depois de responder às questões anteriores, você terá as seguintes opções para criar os seus segmentos avançados, sendo eles:
Clique em + Novo Segmento
Agora você terá a disponibilidade dos tipos de segmentos que você deseja criar:
- Informações demográficas: Esse é bem simples, você consegue criar um segmento de usuários de acordo com as suas características demográficas;
- Tecnologia: Nesse modelo de segmentação avançada, você conseguirá separar os usuários por tipo de sistema operacional, dispositivos, resolução de tela e demais opções;
- Comportamento: A opção deste modelo permite avaliar a frequência de acessos e transações que os usuários executam em seu site;
- Data da primeira sessão: Nesse você consegue separar os usuários em um grupo de acordo com sua primeira visita;
- Origens de tráfego: Nesse tipo de segmento avançado você consegue separar os usuários de acordo com o modo como eles encontram seu site, seja por campanhas, origens, palavras-chave e etc.
Em avançado
Esses modelos de segmentos avançados possibilitam você agrupar os usuários de maneira mais específica dependendo do seu objetivo de análise.
- Condições: Nessa maneira de segmentar, você agrupa os usuários de acordo com as suas condições de comportamento, seja por origem de visita, tempo de navegação no site, tipo de dispositivo e etc.
- Seqüências: Quando você optar por criar um segmento avançado com esse modelo, deverá ter em mente que ele possui o objetivo de agrupar os usuários de acordo com suas condições sequenciais. Exemplo: Usuário acessou o site pela mídia paga, navegou pela página X e concluiu a compra.
Para ficar claro, cada tipo de segmento avançado tem o seu objetivo e isso ficará claro sempre que você responder as 3 perguntas que mencionei dentro desse artigo.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, caso ficou mais alguma dúvida, deixe seu comentário.