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Segmentos avançados no Google Analytics, compreenda melhor seus dados

Flávio Beraldo agosto 9, 2017 Comente! E-commerce, Empresas SaaS, Marketing B2B, Startups, Tecnologia

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das melhores funcionalidades e pouco explorada por alguns profissionais de marketing digital são os segmentos avançados no Google Analytics. Com ele você consegue obter grandes respostas para as suas dúvidas e também diagnosticar problemas na sua estratégia.

Se você quer saber mais como aplicar o segmento avançando no Google Analytics, leia esse artigo e utilize da melhor maneira os dados gerados pela sua empresa.

Afinal, o que são os segmentos avançados?

O Google Analytics é uma ferramenta composta por métricas e dimensões. Dentro desses dados que são gerados nesses parâmetros, existem diversos subconjuntos de segmentações.

Normalmente quando acessamos o Google Analytics nos deparamos com essa pequena caixa que está escrito “Todos os usuários”, neste caso esse subconjunto contém os dados de navegação de todos os usuários que acessaram o site.

Por isso a principal funcionalidade dos segmentos avançados é possibilitar a análise de segmentações mais específicas, como explicarei no próximo tópico deste artigo.

A função dos segmentos avançados no Google Analytics

Existem 3 funcionalidades que considero como relevante na utilização dos segmentos avançados para análise e melhoria das estratégias de marketing digital, sendo elas:

  • Dividir dados em segmentações de acordo com o comportamento dos usuários;
  • Gerar insights para melhorar a arquitetura e usabilidade do site;
  • Criar lista de remarketing para o Google Adwords.

Para que você compreenda da melhor forma, imagine que você queira comparar o comportamento de usuários que vieram até seu site por origens diferentes, por exemplo: Visitantes do tráfego pago e visitantes do tráfego orgânico.

Se você quiser desenvolver um estudo mais específico, também é possível comparar os usuários que realizaram conversão Vs os usuários que não realizaram uma conversão.

Antes de sair criando os segmentos dentro do seu Google Analytics é essencial que você comece esse processo seguindo essas etapas:

  1. Qual informação você precisa?
    R: Preciso compreender o tráfego orgânico do meu site
  2. Qual o objetivo da coleta desses dados?
    R: Entender se minhas estratégias de SEO estão corretas
  3. Qual é o impacto desses dados para o seu negócio?
    R: Transações realizadas no meu e-commerce

A resposta para essas perguntas simples faz como que você não perca tempo criando e analisando dados que não impactam na sua estratégia e também já estará claro o objetivo que esses dados possuem para você.

Como configurar os segmentos avançados no seu Google Analytics

Agora vamos a parte prática. Depois de responder às questões anteriores, você terá as seguintes opções para criar os seus segmentos avançados, sendo eles:

Clique em + Novo Segmento

Agora você terá a disponibilidade dos tipos de segmentos que você deseja criar:

  • Informações demográficas: Esse é bem simples, você consegue criar um segmento de usuários de acordo com as suas características demográficas;
  • Tecnologia: Nesse modelo de segmentação avançada, você conseguirá separar os usuários por tipo de sistema operacional, dispositivos, resolução de tela e demais opções;
  • Comportamento: A opção deste modelo permite avaliar a frequência de acessos e transações que os usuários executam em seu site;
  • Data da primeira sessão: Nesse você consegue separar os usuários em um grupo de acordo com sua primeira visita;
  • Origens de tráfego: Nesse tipo de segmento avançado você consegue separar os usuários de acordo com o modo como eles encontram seu site, seja por campanhas, origens, palavras-chave e etc.

Em avançado

Esses modelos de segmentos avançados possibilitam você agrupar os usuários de maneira mais específica dependendo do seu objetivo de análise.

  • Condições: Nessa maneira de segmentar, você agrupa os usuários de acordo com as suas condições de comportamento, seja por origem de visita, tempo de navegação no site, tipo de dispositivo e etc.
  • Seqüências: Quando você optar por criar um segmento avançado com esse modelo, deverá ter em mente que ele possui o objetivo de agrupar os usuários de acordo com suas condições sequenciais. Exemplo: Usuário acessou o site pela mídia paga, navegou pela página X e concluiu a compra.

Para ficar claro, cada tipo de segmento avançado tem o seu objetivo e isso ficará claro sempre que você responder as 3 perguntas que mencionei dentro desse artigo.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, caso ficou mais alguma dúvida, deixe seu comentário.

Melhore sua leitura

Sobre Flávio Beraldo

Um maluco no mundo do marketing, amante do futebol e apaixonado por música.

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