Tempo de leitura: 6 minutos
Se você está nos primeiros passos para aumentar suas visitas orgânicas, nós elaboramos esse artigo de SEO para iniciantes que é essencial para os profissionais e empresas que estão começando o seu trabalho, mas estão com dificuldade.
Gostou? Então vamos lá!
SEO para iniciantes, entendendo as dimensões
Antes de sair fazendo diversas alterações e implementações em seu site, os primeiros fatores que você deve conhecer são as dimensões que são divididas as ações de SEO. Por isso, a partir de agora você deve se acostumar a presença dos termos on-page e off-page, ok?
O que é On-page no SEO?
Para você entender de maneira simplificada, on-page é tudo que envolve os fatores internos do seu site, seja textos, estrutura do site, usabilidade, palavras-chaves, tags, Urls e etc. ou seja, tudo o que você possui 100% de controle para implementar e ajustar.
O que é Off-page no SEO?
Já nos fatores off-page, contém tudo o que é externo ao seu site. Eles são resumidamente a quantidade e qualidade de links que o seu site está recebendo. Nessa etapa é trabalhado o que chamamos de técnicas de link building que busca desenvolver um aumento na autoridade da página ou domínio.
7 itens para iniciar as ações de SEO
Bom, após entender esses dois fatores, agora podemos ir para as práticas indicadas com o SEO para iniciantes.
Usabilidade do seu site
A primeira impressão faz toda a diferença, e com o Google ou demais buscadores não é diferente, pois eles prezam pela entrega de experiência relevante para os usuários. Por isso esse é um grande fator que você deve considerar em seu projeto.
Sendo assim, basicamente você deve entregar para os visitantes, um site com um bom design, conteúdos bem estruturados, paletas de cores bem definida e outros fatores que contemplem um bom layout como responsividade do site.
Como disse, os buscadores prezam pela experiência, e sites que possuem alta taxa de rejeição, são sempre penalizados no posicionamento.
Estrutura do site
Além das etapas anteriores que mencionei sobre a usabilidade, uma etapa que deve ser desenvolvida é o mapa estrutural do seu site, pois ele ajuda tanto os usuários que estão visitando o seu site a encontrarem as informações, quanto os robôs do Google.
Tá, mas uma dúvida que você pode ter é como fazer a estruturação desse mapa, correto? Sempre pense no fluxo que você deseja que os usuários sigam até realizar a ação mais importante para o seu negócio, seja o preenchimento de um formulário ou até mesmo uma compra de produto em caso de lojas virtuais.
Para fazer essa estruturação de maneira simples, aconselho a utilização da escalonagem de palavras-chave que são importantes para o seu negócio, como no exemplo da imagem:
Falei um pouquinho mais sobre a importância da categorização, e esse é um dos fatores que compõem a estrutura de um site.
Palavras-chave
A escolha das palavras-chave é um dos elementos estratégicos que você deve dar atenção, pois com a definição dos termos importantes para o seu negócio, é que serão desenvolvidas as demais estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Mas antes da escolha, você deve conhecer primeiro os tipos de busca e também quando usar cada tipo de palavra-chave.
Tipos de buscas no Google
Navegacional: esse tipo de busca ocorre quando o usuário já conhece a sua empresa. Geralmente ele digita diretamente a url completa no navegador o termo da sua marca.
Informacional: o segundo tipo de busca encontra-se as pessoas que estão nas fases da jornada de compra que são a de aprendizagem e descoberta, e também reconhecimento do problema.
Transacional: o último tipo de busca encontra-se os usuários que já sabem qual o tipo de produto ou serviço irão resolver seu problema, por exemplo: digamos que o meu cliente já saiba que ele precisa de especialistas de marketing digital, ele provavelmente irá pesquisar “agência de marketing digital”.
As questões que você deve responder são as seguintes:
- Quais são os termos que seu cliente busca quando deseja encontrar seu produto ou serviço?
- Quais são os termos que seu cliente busca quando deseja encontrar uma solução sobre os seus problemas?
Faça uma lista dos principais termos dentro dessas perguntas
Faça o levantamento da demanda com a ferramenta Keyword Planner
Assim que você tiver os termos mais importantes, tanto informacionais quanto transacionais, agora você poderá partir para utilização de algumas ferramentas, como o keyword planner do Google ou até mesmo o SEMRush.
Em ambas as ferramentas, você conseguirá saber a demanda de busca que os termos listados possuem no Google. Faça esse levantamento, pois ele será fundamental para a escolha e seleção delas, e também nas otimizações de conteúdo.
Conteúdo para SEO
Com a definição das palavras-chave, chegou a hora de produzir os conteúdos para o seu site de maneira que seja utilizada as técnicas de SEO. Além da utilização das palavras-chave do seu negócio, o conteúdo não se prende apenas ao formato de texto, você deve utilizar também vídeos,áudio,imagens e etc. Mas existem boas práticas que o seu conteúdo deve seguir, como:
- Utilizar densidade correta para suas palavras-chave
- Sinônimos e variações dos termos, trabalhando de maneira correta a linha semântica do seu conteúdo.
- Quantidade de conteúdo por página
Tenha um blog
A utilização de um blog dentro das suas estratégias de SEO te ajudará em dois pontos, impacta os usuários na busca informacional e aumenta o tráfego e relevância do seu site. Segundo a Hubspot, as empresas que mantém um blog recebem 55% mais visitas.
Se quiser saber mais sobre como adotar as melhores práticas no blog para a sua empresa, veja esse nosso artigo.
Gerar links para seu site
A criação de backlinks não artificiais para o seu site, fará com que o Google olhe para o seu domínio com bons olhos, isso significa aumento da relevância e também do posicionamento orgânico dos seus links. Existem algumas boas maneiras de você fazer isso, como:
- Produção de conteúdo
- Criação de infográficos
- Co-marketing
- Entre outros
Mensure seus resultados
O último fator e super importante para o seu negócio é o acompanhamento das métricas, você pode ver nesse conteúdo:
Métricas e KPIs de SEO para E-commerce: Quais utilizar para medir resultados?
Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário